Maggi veta projeto que reduz a área do parque Cristalino

FSP, Ciência, p. A22 - 16/12/2006
Maggi veta projeto que reduz a área do parque Cristalino

Da reportagem local

Os ambientalistas do Estado de Mato Grosso ganharam a primeira batalha. Na noite de anteontem, o governador Blairo Maggi vetou o projeto feito pela Assembléia Legislativa que diminui as dimensões dos parques Cristalino 1 e 2, dois dos grandes redutos da biodiversidade da região amazônica.
Agora, o substitutivo volta para o Legislativo, que terá apenas dois dias, antes do recesso, para apreciar o veto do governador. Caso isso não ocorra, a definição ocorrerá apenas em 2007.
O texto dos deputados, apesar de aprovar a unificação dos dois parques situados no norte do Estado, diminui a área total da nova unidade de conservação em 25 mil hectares, aproximadamente, em relação ao projeto original. Esse primeiro mapa foi feito com base em estudos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, contrária à redução da área.
Na justificativa do veto, Maggi disse que o projeto "regulariza o esbulho possessório em terras públicas", porque as áreas invadidas depois das criações dos parques, em 1999, ficaram de fora do novo traçado proposto. Portanto, na prática, elas seriam regularizadas. Para o governador, a outra explicação para a criação do substitutivo, de que a área de preservação não será diminuída, também não procede.
Apesar do veto, o movimento ambientalista de Mato Grosso continuará com a sua campanha. Na semana passada, por causa dessa iniciativa, 800 cartas foram enviadas ao governador, além de um abaixo-assinado com 1.500 nomes.
O novo texto conta com o apoio de Silval Barbosa (PMDB), presidente da Casa e vice-governador eleito de Maggi. "O texto faz apenas algumas correções na área do parque", diz.
Conhecido como "estuprador da floresta", o sojicultor Maggi tem se esforçado para demonstrar preocupação com o ambiente desde 2005. (EG)

FSP, 16/12/2006, Ciência, p. A22
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cristalino
  • UC Cristalino II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.