Lençóis Maranhenses: Disputará uma das Sete Maravilhas do Mundo

www.badaueonline.com.br - 17/12/2007
Depois de ter o Cristo Redentor, um de seus principais cartões-postais, eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo, o Brasil volta a disputar o prêmio promovido pela Fundação 7 Wonders, da Suíça. Desta vez, o concurso destacará as sete maravilhas naturais do mundo, categoria em que está inscrito o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Reconhecido nacionalmente como um dos pontos turísticos mais belos do país, o parque foi escolhido durante votação ocorrida entre os dias 28 de julho e 2 de agosto deste ano, da qual participaram 4.040 internautas.

Eleito com 30% dos votos, os Lençóis Maranhenses disputará uma das sete posições com outros 20 atrativos naturais selecionados em todo mundo por meio do concurso da fundação suíça. A votação acontece por meio do site www.natural7wonders.com e se estenderá até o dia 8 de julho de 2008. Os eleitores brasileiros podem ainda votar pelo site www.votelencois.com.br

Além da paisagem do Maranhão, disputaram o título as Cataratas do Iguaçu, a Gruta do Lago Azul, em Bonito, o Pantanal matogrossense, a Chapada da Diamantina, o arquipélago de Fernando de Noronha e a Floresta Amazônica. Com 155 mil hectares, os Lençóis Maranhenses foi criado em 2 de junho de 1981 e atrai turistas do mundo inteiro a conhecer os 270 quilômetros de dunas que atingem até 40 metros de altura e proporciona aos turistas a impressão de um imenso lençol.

Não é permitido o trânsito de qualquer tipo de veículo motorizado nas dunas, os
condutores são orientados a parar nos limites indicados, enquanto os turistas seguem caminhando. A lotação máxima por veículo é de 10 turistas, além do motorista e do guia. É proibido o consumo de bebidas alcoólicas dentro do Parque, assim como não é permitido fazer fogueira ou churrasco, nem utilizar equipamentos de som ambiente. Na qualidade de unidade de conservação federal de proteção integral, o Parque é administrado pelo Ibama e sua visitação pública é regulamentada pelo Plano de Manejo através do zoneamento e das regras de uso da área.

MAPICE - O deputado federal Roberto Rocha, (PMDB-MA), lança na próxima quarta-feira (12), a Frente Parlamentar em Defesa do Consórcio Integrado de Turismo MA-PI-CE, da qual é presidente. O objetivo do evento é unir forças políticas dos três estados, ministérios e governo estadual para criar um consórcio que ajude a melhorar a infra-estrutura, turismo e preservar o ecossistema da Região Nordeste.

O ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o governador do Maranhão, Jackson Lago, o governador do Piauí, Wellington Dias, deputados e senadores foram convidados para o lançamento da Frente Parlamentar que acontece no Espaço Mario Covas, no anexo II da Câmara dos Deputados, a partir das 15h, na próxima quarta-feira (12).

Os Lençóis Maranhenses (MA), Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara e Camocim (CE) são os locais que fazem parte deste consórcio que irá promover o desenvolvimento dos estados.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lençóis Maranhenses
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.