Itatiaia vai implementar uma unidade de policia ambiental

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 24/01/2013
O Diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (DIMAN/ICMBio), Pedro de Castro da Cunha e Menezes esteve reunido na segunda-feira (21), com o Comando de Policiamento Ambiental do Estado do Rio de Janeiro, para discutir e aprofundar as parcerias já existentes na área de combate aos crimes ambientais e discutir a implantação de uma Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) no Parque Nacional do Itatiaia.

A proposta é que a UPAm seja instalada na parte "baixa" do parque nacional permitindo que o efetivo da polícia militar atue tanto no interior quanto no entorno da unidade de conservação (UC). Na ocasião, também foram discutidas estratégias para realização de ações conjuntas envolvendo repressão a caça e tráfico de animais silvestres, trabalhos de inteligência, capacitação, além do estabelecimento de um convênio entre as instituições para atuação na proteção das UC federais no Rio de Janeiro.

O próximo passo será um novo encontro previsto para o final de janeiro, entre o Comando da Polícia Militar e a equipe do Parque Nacional do Itatiaia, para identificar potenciais locais e estruturas que abriguem a instalação da UPAm no parque.

Esse primeiro encontro ocorreu no Centro de Visitantes do Parque Nacional da Tijuca. Além do diretor Pedro de Castro da Cunha e Menezes, participaram da reunião o Comandante de Policiamento Ambiental do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Eduardo Frederico Cabral de Oliveira e oficiais superiores, representantes do Parque Nacional da Tijuca, do Parque Nacional do Itatiaia e da Procuradoria Federal Especializada junto ao ICMBio.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3641-itatiaia-vai-implementar-uma-unidade-de-policia-ambiental.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.