Itatiaia merece novo alojamento

O ECO - www.oeco.com.br - 14/12/2009
Entidades brasileiras ligadas ao montanhismo divulgaram na última sexta (11) um manifesto onde pedem um ponto de camping ou abrigo de montanha na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia. Segundo as federações de Montanhismo e Escalada do Rio de Janeiro e de São Paulo, Grupo de Excursionista Agulhas Negras e Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, a demanda é conduzida através da câmara técnica de montanhismo e conselho consultivo do parque, mas ainda sem sucesso.

"Essa demanda nunca foi priorizada e, repetida e historicamente, recebe uma série de objeções e dificuldades, nunca tendo respaldo para seguir adiante como um projeto de implantação. Observa-se ainda que, no mesmo período, houve aporte significativo de recursos (e implantação) de inúmeras outras ações, tanto na parte alta quanto na parte baixa. Este fato tornou-se mais evidente na comemoração dos 70 anos do PNI, quando houve aporte de um montante razoável de recursos para o Parque, mas muito pouco foi aplicado no sentido de resolver a demanda de onde se hospedar na parte alta. As ações limitaram-se a uma pequena reforma do Abrigo Rebouças", diz a carta.

Os esportistas também reclamam da baixa capacidade do Rebouças, 16 pessoas, e das consequentes restrições para acomodação na parte alta daquela unidade de conservação com a interdição das pousadas Alsene e dos Lobos. É "evidente que a visitação e as atividades de montanha ficam severamente prejudicadas no contexto criado: ausência de um camping rústico na parte alta aliada ao fechamento das únicas opções existentes. Adicionalmente, ressaltamos que o ato de pernoitar em montanha, é uma atividade que faz parte da cultura do montanhismo no mundo todo, e cuja prática é limitada, pelas mesmas razões, no Planalto do Itatiaia", segue o documento.

Por tudo isso, as entidades oferecem apoio técnico e esperam, até maio de 2010, ao menos a definição de um ponto para acampamento na parte alta, em local já indicado no plano de uso público do parque, e a adoção de um processo administrativo "transparente, justo e eficaz" para uso do Abrigo Rebouças.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.