Itatiaia forma multiplicadores em educação ambiental

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 16/11/2012
O Parque Nacional do Itatiaia, na região serrana do Rio, promove o curso Multiplicadores em Educação Ambiental. Com 60 horas/aula, o curso teve início em outubro e segue até o final deste mês. As aulas ocorrem todas as terças e quintas, das 19h às 22h, no Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (CPGEA) da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), com quem a unidade de conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) matém parceria.

As aulas práticas de interpretação ambiental são ministradas nas partes baixa e alta do parque. Ao todo, são 50 alunos, a maioria professores da rede pública e privada de ensino do entorno do parque que promovem visitas de seus alunos à UC. A iniciativa tem o apoio da Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

Com dez módulos teóricos e dois práticos, o curso aborda questões de legislação ambiental sobre unidades de conservação, gestão de recursos hídricos e resíduos sólidos, gestão da biodiversidade, impactos ambientais das áreas de entorno, matriz energética, estrutura de projetos para educação ambiental, etnoconservação, saúde e percepção ambiental no Parna do Itatiaia, além de tratar da criação, gestão e características fisiográficas do parque.

Entre outros objetivos, o curso visa capacitar pessoas que atuam nas áreas de educação e meio ambiente para a prática de educação ambiental em áreas naturais protegidas e seu entorno; fortalecer a rede de comunicação local em educação ambiental; discutir questões socioambientais; oferecer conhecimento do cenário nacional e local; debater temas importantes da cultura ambiental; e capacitar para operacionalização de ações de educação ambiental no Parque e seu entorno.

O curso é uma iniciativa da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Parque Nacional de Itatiaia. Criada em 2011 pelo Conselho Consultivo da unidade, a Câmara vem, desde então, discutindo e realizando ações na unidade de conservação e no seu entorno com o apoio de parceiros, como a AEDB e a INB.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3497-itatiaia-forma-multiplicadores-em-educacao-ambiental.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.