Irregularidades no Parque

O ECO - www.oeco.com.br - 06/08/2009
Enquanto novo plano de MInc para o Parque Nacional de Itatiai não chega, os gestores da área seguem na luta para preservar os cerca de 30 mil hectares de Mata Atlântica. Entre os dias 23 e 30 de julho, servidores da unidade realizaram a Operação Gaia em conjunto com policiais militares do Batalhão Florestal e funcionários do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Área de Proteção Ambiental São João e da Superintendência do Ibama no estado do Rio de Janeiro.

A força-tarefa realizou uma vistoria dentro e no entorno do PNI para coibir infrações ambientais rotineiras. Restaurantes, bares e similares tiveram a procedência dos palmitos comercializados averiguada. O Planalto do Itatiaia, região de difícil acesso em virtude de seus mais de dois mil metros de altitude, também recebeu a equipe, que suspendeu as atividades de chalés da Pousada dos Lobos - embargados desde 2002 e que ainda estavam em funcionamento.

Para completar , todos os criadores de pássaros registrados no Ibama possuíam algum tipo de irregularidade. No total, 146 aves foram apreendidas. Em criadores não homologados pelo órgão, outros 24 indivíduos foram resgatados. Entre eles, espécies como canários da terra, maracanã-do-buriti e galo-de-campina. Os animais já estão no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Lorena (SP). A ação contabilizou 250 mil reais em multas.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Itatiaia
  • UC Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.