Índios querem domínio sobre lago mesmo que percam a Raposa Serra do Sol

Agência Brasil - www.agenciabrasil.gov.br - 18/08/2008
Boa Vista (RR) - O representante do Conselho do Povo Indígena Ingaricó (Coping), Dilson Ingaricó, afirmou hoje (18) que a comunidade indígena da etnia Macuxi "não desistirá" do domínio sobre o Lago Caracaranã, área que poderá deixar de ser considerada "terra indígena", caso o Supremo Tribunal Federal decida pela não homologação contínua da reserva da Raposa Serra do Sol, em Roraima.

O lago Caracaranã é um dos principais pontos turísticos da região, lembra Dilson Ingaricó, e "tirar nosso povo de lá é contrariar o direito previsto na Constituição". Ele acrescentou que, da mesma forma, "é inconstitucional tirar dos índios o Parque Nacional Monte Roraima, cuja decisão está nas mãos do STF. Quando se fala de excluir a terra, fala-se da exclusão dos povos", acentuou.

Para o representante Ingaricó, o governo estadual deveria investir nas comunidades indígenas, "para que elas próprias possam atuar nas atividades ecoturísticas da região, contribuindo assim para a economia do estado". O STF deverá decidir pela constitucionalidade ou inconstitucionalidade da demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em julgamento previsto para o dia 27 de agosto.
PIB:Roraima/Lavrado

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Monte Roraima
  • TI Raposa Serra do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.