Incêndios controlados na Chapada dos Guimarães no MT e no Parna Cavernas do Peruaçu em MG

Ibama - 17/09/2007
Segundo informações do Prevfogo - Centro de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, duas unidades de conservação saíram do estado de alerta. O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais, estava em alerta há três dias e o fogo, que estava próximo ao Rio São Francisco, foi combatido e extinto. No Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, localizada no estado do Mato Grosso, brigadistas do Prevfogo fazem ronda e manutenção de veículos e equipamentos. Segundo informações, o fogo está extinto e as ações agora se concentram em vigilância e manutenção.

No Parque Nacional do Araguaia, em Tocantins, os brigadistas junto com a equipe da unidade já estão na região para dar início aos combates que se iniciam hoje. Na Reserva Biológica do Jaru, em Rondônia, a gerente de fogo, o coordenador do Prevfogo e brigadistas continuam em campo no combate ao incêndio.

No Pará, a Floresta Nacional de Carajás continua em alerta, e segundo informações do chefe da Flona e coordenador estadual do Prevfogo, ontem foram construídos 5 km de aceiros (faixas de terra de 3 a 15 metros de largura, sem vegetação) para reforçar o isolamento da área queimada, localizada no Morro do Pium, onde ainda ocorrem muitas reignições.

Na Estação Ecológica de Serra Geral do Tocantins foi constatado um incêndio de pequena proporção no interior da unidade, que está sendo monitorado e deve se extinguir à margem do Rio Preto, que não permite travessia. Além desse, também há um incêndio em uma vereda próxima ao Morro da Bigorna, mas devido aos ventos, o combate só começou na tarde de sexta-feira (14).

No Parque Nacional da Serra da Bodoquena no Mato Grosso do Sul, de acordo com informações da unidade, três equipes de brigadistas do Parna, com um total de 21 brigadistas, estão combatendo duas frentes de fogo no entorno do Parque. Um dos locais de incêndio está a 500 metros do limite da unidade e outro a três quilômetros. No Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, a equipe de brigadistas tem realizado uma série de combates a pequenos focos no entorno da unidade nos últimos dias.

A equipe de monitoramento do Prevfogo utiliza diariamente informações de focos de calor detectados pelos satélites NOAA-15 e Terra e Aqua como dados oficiais para o processamento de divulgação de informações. (Ibama)
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas