Incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó é controlado

G1 - http://g1.globo.com - 13/10/2012
O incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais, foi controlado na madrugada deste sábado (13). A chuva que caiu na região ajudou no combate às chamas. Cerca de 60 brigadistas passaram a noite trabalhando para conter os focos na Serra dos Bandeirinhas. Este está sendo considerado o maior incêndio da história do parque.

De acordo com Fábio Veloso, chefe do parque, na manhã deste sábado (13), as equipes fazem um trabalho de rescaldo com a ajuda de um helicóptero. Em algumas áreas, ainda existem troncos em brasa. O parque continua fechado até domingo.

Segundo Paulo Sérgio Avelar, analista ambiental do Instituto Chico Mendes, que administra a operação de combate ao fogo, nos primeiros dias do incêndio a estimativa era de que cinco mil hectares haviam sido queimados, mas este número com certeza é muito maior.

A suspeita é que ele tenha sido provocado de forma criminosa. No dia 4 de outubro, foi registrado outro incêndio em uma área próxima ao Rio Cipó, região vizinha do local atingido. As chamas foram extintas no mesmo dia.



http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/10/incendio-no-parque-nacional-da-serra-do-cipo-e-controlado.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Cipó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.