Incêndio na Chapada dos Veadeiros é controlado

FSP, Cotidiano, p. B5 - 30/10/2017
Incêndio na Chapada dos Veadeiros é controlado

DE SÃO PAULO

O incêndio que atingiu o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, no último dia 18, foi controlado. Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), choveu sobre 100% do parque no sábado (28) e, após um sobrevoo pela área, equipes não encontraram mais focos de fogo.
O ICMBio diz que, por ora, não se pode dizer que o incêndio foi extinto, mas que está sob controle. Haverá uma desmobilização gradual da equipe de controle do fogo, que deve durar uma semana. Nesse período, devem permanecer aviões no local esperando possível acionamento.
O incêndio que atingiu a Chapada é considerado o pior da história do parque desde a sua ampliação. Foram afetados pelo fogo 65 mil hectares -área equivalente a 26% da unidade de conservação federal hoje.
O trabalho de combate ao incêndio mobiliza Corpo de Bombeiros de Goiás e do Distrito Federal, policiais rodoviários federiais, brigadistas do ICMBio e do Ibama, além de voluntários.
Segundo o coordenador de prevenção e combate ao fogo do ICMBio, Christian Berlink, o incêndio foi criminoso e quem colocou o fogo sabia o que estava fazendo, iniciando o incêndio numa área do parque onde o instituto não estava atuando e aproveitando a direção do vento para que o fogo espalhasse rapidamente.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 com 625 mil hectares de área protegida, sob o nome Parque Nacional do Tocantins. Ao longo dos anos, a reserva teve seus limites reduzidos, até chegar em 65 mil hectares em 1981. Em junho deste ano, a área foi ampliada para 240 mil hectares.

FSP, 30/10/2017, Cotidiano, p. B5


http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/10/1931292-incendio-no-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros-e-controlado.shtml

UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.