Incêndio criminoso atinge Parque Nacional dos Aparados da Serra

IBAMA/Brasilia - DF - 15/08/2007
Um incêndio criminoso, ocorrido na semana passada consumiu cerca de 300 hectares de campo nativo no Parque Nacional dos Aparados da Serra e matou animais de pequeno porte. Segundo o administrador do Parque, analista ambiental Deonir Zimmermann, o incêndio iniciou na madrugada de quinta (9) para sexta-feira (10) entre duas e quatro da manhã, no fim do turno de vigilância nas torres.

Ele percebeu o incêndio às 5h30min de sexta (10), quando uma grande área já havia queimado. Foram chamados os brigadistas do Prevfogo e voluntários, reunindo cerca de 40 pessoas que iniciaram o combate nos focos mais próximos ao Banhado Grande para evitar maiores danos ao Parque. O último foco foi contido às 15h30 min de sexta-feira depois do esforço incansável de todos.

Segundo o analista ambiental,quando eles entraram com os carros nas estradas internas do parque, perceberam que os responsáveis pelo incêndio haviam jogado miguelitos para furar os pneus das caminhonetes, colocando em risco à vida dos brigadistas e funcionários, além de deixar o patrimônio público sujeito ao incêndio.

Ele lembra que no final da sexta-feira uma chuva leve acalmou todo mundo, pois desde 23 de julho não chovia. Além disso, o inverno com muitas geadas fez com que a vegetação secasse mais que em anos anteriores. Apesar da extensão de área queimada Deonir afirma que o campo nativo já está em estado de regeneração avançado, principalmente na beira dos capões das matas de araucária.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Aparados da Serra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.