Incêndio atinge vegetação no Parque Nacional da Serra do Cipó, em MG

G1 - http://g1.globo.com/ - 19/10/2015
Brigadistas e voluntários, com auxílio de helicóptero, combatem as chamas.
Fogo está concentrado em área de difícil acesso, perto da Serra dos Alves.


Brigadistas e voluntários combatem, há três dias, um incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais. Nesta segunda-feira (19), os trabalhos mobilizaram 70 pessoas.

De acordo com o chefe do parque, Flávio Cerezo, as chamas começaram neste sábado (17), em áreas de difícil acesso, localizadas ao Sul da unidade. Um dos focos, que estava concentrado perto do Rio das Garças, foi extinto nesta manhã. Segundo Cerezo, o combate segue no entorno da Serra dos Alves, onde há extensas linhas de fogo propagando para o interior do parque.

A maioria dos brigadistas e dos voluntários, segundo o chefe do parque, é formada por moradores da Serra do Cipó, que conhecem bem a região. De acordo com Cerezo, por enquanto, o Corpo de Bombeiros não foi acionado.

Durante a noite, cerca de 16 pessoas devem atuar no combate direto. Um helicóptero da Polícia Militar foi cedido para apoiar os trabalhos.

O acesso aos pontos atingidos pelo incêndio somente pode ser feito a pé, a cavalo ou por aeronave. Segundo o chefe do parque, o helicóptero está sendo utilizado para o transporte de equipamentos, dos brigadistas e dos voluntários e para o combate aéreo, fazendo o lançamento de água.

Ainda não há confirmação sobre as causas do incêndio, mas Cerezo afirmou que uma hipótese é que as chamas sejam decorrentes de queimada em pastos. Ainda não há estimativa da extensão da área do parque atingida.

Governo libera 8 mi para combate a incêndios

O governador Fernando Pimentel (PT) liberou R$ 8 milhões para combater os incêndios no estado. A informação foi dada na manhã desta segunda, em Belo Horizonte, pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Sávio Souza Cruz. O dinheiro será usado na compra de equipamentos, no pagamento do aluguel de aviões e em outras ações emergenciais.



http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/10/incendio-atinge-vegetacao-no-parque-nacional-da-serra-do-cipo-em-mg.html
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Cipó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.