Incêndio atinge Parque Nacional de Itatiaia, no Rio

OESP, Vida, p. A13 - 16/08/2010
Incêndio atinge Parque Nacional de Itatiaia, no Rio

Cerca de 170 bombeiros e brigadistas tentam combater o incêndio que atinge o planalto do Parque Nacional do Itatiaia, no sul do Estado do Rio, próximo a Minas Gerais. O fogo, que começou na sexta-feira, afeta principalmente a área da nascente do Rio Aiuruoca, localizada em um ponto de difícil acesso. Ainda não há estimativas sobre a área devastada.

Segundo os responsáveis pelo parque, o grande número de focos - espalhados pelo distrito de Visconde de Mauá, no município de Resende, e na região do planalto do Pico das Agulhas Negras - dificulta o trabalho de contenção do fogo.

Um helicóptero do Exército chegou à região no sábado para fazer o reconhecimento da área e dar apoio às equipes. O grupo de trabalho foi reforçado por brigadistas da Academia Militar das Agulhas Negras, do Parque Nacional da Tijuca e do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Mais 30 pessoas devem se juntar hoje às equipes que estão no local.

Funcionários da administração do parque informaram que um helicóptero do Corpo de Bombeiros era esperado para tentar apagar o fogo com lançadores de água, mas teve dificuldades para chegar à área mais atingida por causa da baixa visibilidade. A visitação à parte alta do parque está suspensa.

OESP, 16/08/2010, Vida, p. A13

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100816/not_imp595615,0.php
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.