Iguaçu lança ingresso em homenagem aos 5 anos do ICMBio

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 30/08/2012
O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, comemorou os cinco anos de criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiverdade (ICMBio), completados na terça-feira (28) com um café da manhã no município de Capanema.

Além da entrega simbólica da publicação da Portaria n" 91, de 16 de agosto de 2012, no Diário Oficial da União, sobre o uso do Rio Iguaçu, foi feito o lançamento do ingresso em homenagem aos cinco anos. A série de 50 mil tíquetes foi estampada com a foto aérea das Cataratas do Iguaçu e complementada com a arte criada pelo instituto em comemoração à data.

O evento contou com a presença do chefe da unidade, Jorge Pegoraro, e do prefeito de Capanema, Milton Kafer, além de outras autoridades e moradores locais.

A portaria define normas e procedimentos para o ordenamento do uso público de parte do território do Parque Nacional do Iguaçu, correspondente ao trecho do rio Iguaçu compreendido entre a foz do rio Gonçalves Dias e a foz do rio Santo Antonio, trecho este que banha, em sua margem esquerda, o município de Capanema. A parte do rio Iguaçu foi incorporado ao Parque Nacional do Iguaçu em 1981, restringindo qualquer atividade no local.

De acordo com Pegoraro, aprovação da portaria é o fruto do trabalho da parceria do ICMBio com Prefeitura de Capanema. O processo demorou quase cerca de dois anos, entre elaboração, reuniões e audiências públicas entre órgãos públicos, entidades e iniciativa privada e população do município.

O objetivo da portaria é oferecer a possibilidade da comunidade usufruir do rio Iguaçu, bem como, propiciar novas oportunidades de fontes de trabalho e renda aos pequenos proprietários rurais, através do Turismo Sustentável e do Ecoturismo.

Conforme a portaria, o uso de embarcações do tipo "caíco" com comprimento máximo de 5 metros e largura máxima de 60 centímetros, ficarão autorizados para os proprietários de casas nos limites do rio. A partir da publicação das regras para uso da margem esquerda do Rio Iguaçu, haverá o cadastramento de embarcações e equipamentos e de moradores.

Sete Cidades também festeja ICMBio

O Parque Nacional de Sete Cidades, no Piauí, celebrou, com um café da manhã, o aniversário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que transcorreu no dia 28. No evento, estiveram presentes a chefe da unidade de conservação (UC), Karlla Celma Batista Lima Gomes, o coordenador de Uso Público e Educação Ambiental da UC, Cristino Pereira da Silva, os brigadistas e os funcionários do setor terceirizado.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/3256-iguacu-lanca-ingresso-em-homenagem-aos-5-anos-do-icmbio.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Iguaçu
  • UC Sete Cidades
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.