'Ideias que florescem' dedicação nos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade da FAS

Fundação Amazônia Sustentável - http://fas-amazonas.org - 02/06/2014
Os Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) buscam levar para centenas de jovens do interior do Estado um ensino diferenciado, adaptado à realidade ribeirinha. Guiada por esse objetivo, a FAS lançou em 2013 o Projeto Ideias que Florescem, uma iniciativa inovadora que tem levado alunos de vários núcleos a plantarem e cuidarem dos jardins de suas escolas.

Em maio foi a vez dos NCSs Márcio Ayres e Abelha, ambos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, participarem da iniciativa. Foram plantadas 488 mudas nos jardins e entorno das escolas, que serão cuidadas pelos próprios alunos como atividade complementar às aulas regulares.

"É um projeto de ampla inclusão, pois todos alunos e professores se envolvem buscando participar. É preciso ter compromisso com as florestas, e isso começa nos atos mais simples, e na idade mais jovem", explica a supervisora pedagógica da FAS, Venina Savedra.

Além da RDS do Juma, o projeto já alcançou os NCSs da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs) Mamirauá e Uatumã. Por ser uma atividade extra, a participação dos alunos será um dos critérios para participação na edição 2014 do Intercâmbio de Saberes, que será realizado em novembro deste ano.

"Os alunos internalizam que se cuidarem bem das suas casas, precisam cuidar bem dos seus jardins, e vice-versa. Os Núcleos são extensão das casas deles no meio da floresta e o envolvimento deles no cuidar do espaço é algo muito importante. Com essa atitude de cuidar de um pequeno jardim, todos levam para a vida o conceito de preservar também as florestas", conclui Venina.

Núcleos de Conservação e Sustentabilidade

Os Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) são espaços para a promoção de educação sustentável dentro das reservas atendidas pelo Programa Bolsa Floresta (PBF). As estruturas contam com salas de aula, alojamento para alunos e professores, laboratórios de informática e bibliotecas no meio da floresta.



http://fas-amazonas.org/2014/06/ideias-que-florescem-dedicacao-nos-nucleos-de-conservacao-e-sustentabilidade-da-fas/
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  • UC Uatumã
  • UC Juma
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.