ICMBio participa de seminário internacional de áreas protegidas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 25/08/2014
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participou do 15o Seminário Internacional sobre Manejo de Áreas Protegidas. O evento ocorreu na cidade de Washington DC e no estado de Montana, nos Estados Unidos (EUA). O seminário foi realizado pelo Serviço Florestal Americano (USFS), Consórcio Internacional de Manejo de Áreas Protegidas e universidades de Montana, Idaho e Colorado.

A capacitação foi estruturada em torno de quatro temáticas principais: Planos Integrados de Áreas Protegidas; Envolvimento Comunitário; Turismo, Concessão e Manejo de Visitação e Manejo em Face às Mudanças Climáticas. Na ocasião, os participantes visitaram Florestas Nacionais dos EUA, conheceram o manejo de suas áreas e os principais trabalhos desenvolvidos pelo USFS.

O ICMBio enviou quatro servidores para representar os Parques Nacionais do Rio Novo (PA), da Chapada dos Guimarães (MT) e do Cabo Orange (AP). Eles conheceram os Parques Nacionais Yellowstone e Glacier, referências no país, discutiram a gestão deles com as equipes das unidades e conheceram políticas públicas relacionadas às áreas protegidas dos Estados Unidos. A intenção é aprender o que eles têm de melhor para aplicar nas Unidades de Conservação (UCs) brasileiras.

Ao todo, 30 pessoas de 20 países estiveram presentes, o que permitiu a troca de experiências e discussão dos diferentes contextos que as UCs fazem parte. Segundo Cintia Brazão, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, onde é servidora, recebe mais de 100 mil pessoas por ano e está em plena fase de estruturação para visitação. "Com o seminário foi possível trocar conhecimento sobre turismo em áreas protegidas em diferentes lugares do mundo", relatou.

A atividade faz parte do plano de trabalho da parceria firmada entre o ICMBio e o USFS. O evento tem apoio da Cooperação Norte Americana (Usaid), no âmbito da parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Para participar, os servidores foram selecionados pela Coordenação-geral de Gestão de Pessoas (CGGP/Diplan).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4950-icmbio-participa-de-seminario-internacional-de-areas-protegidas.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cabo Orange
  • UC Chapada dos Guimarães
  • UC Rio Novo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.