ICMBio obtém em janeiro segunda maior arrecadação mensal de sua história

http://www.icmbio.gov.br - 15/02/2011
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) obteve no mês de janeiro passado a segunda maior arrecadação desde a sua criação, em 2007. As receitas somaram R$ 4,8 milhões, sendo 71% dos recursos oriundos da visitação nos 31 parques, entre eles o de Iguaçu, e 29 florestas nacionais abertos ao público. O restante foi de arrendamentos e autorizações de licenciamento.

O ICMBio começou a contabilizar suas receitas no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) em fevereiro de 2008. De lá para cá, a arrecadação cresceu 92%. Os números refletem especialmente o aumento da visitação com ingresso pago e a atualização dos preços dos ingressos, estabelecida pela Portaria n 366 de outubro de 2009.

Para o coordenador de Arrecadação do ICMBio, Nelson Sant'Anna, outros fatores também contribuíram para o resultado, como o acréscimo nas receitas oriundas das autorizações de licenciamento. As autorizações avançaram com a contratação de servidores para as unidades de conservação.

"A arrecadação pode crescer ainda mais, visto que estamos em negociação para o repasse integral dos recursos decorrentes de arrendamento nos parques nacionais da Tijuca e do Iguaçu, junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), e a perspectiva de incremento na Receita de Produção Vegetal com a implementação do Programa de Exploração Florestal", destaca Sant'Anna.

A maior arrecadação do Instituto ocorreu em novembro de 2009, quando foram realizadas autorizações para supressão de vegetação pelas mineradoras Rio do Norte e Companhia Vale do Rio Doce. Naquele mês, a receita fechou em R$ 11,36 milhões.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/icmbio-obtem-em-janeiro-segunda-maior-arrecadacao-mensal-de-sua-historia
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.