ICMBio cadastra famílias no Rio Iriri e Riozinho do Anfrísio

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 06/02/2012
As Reservas Extrativistas Rio Iriri e Riozinho do Anfrísio, situadas no município de Altamira (PA), finalizaram o cadastramento dos seus moradores. As equipes percorreram 45 comunidades e cadastraram 131 famílias com aproximadamente 600 moradores, nas duas unidades de conservação (UC). Desse total, 40 famílias da reserva Rio Iriri e 27 da Riozinho do Anfrísio foram incluídas no Cadastro Único, ou seja, metade das famílias moradoras das unidades poderão ser beneficiadas por programas do governo federal.

O cadastramento aconteceu com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e realizado após a atividade de cidadania intitulada "Ribeirinho Cidadão - Busca da Inclusão Social na Terra do Meio", onde foram emitidos diversos documentos, como certidão de nascimento, identidade e carteira de trabalho, além de outras atividades nas reservas extrativistas.

A importância desse cadastro, além do relacionamento com a gestão das unidades de conservação, por meio do conhecimento da realidade das reservas, está na participação da Prefeitura de Altamira com o Cadastro Único dos moradores para inclusão nos programas sociais do governo federal, como Bolsa Família e Bolsa Verde.

"A intenção agora será levar a essas pessoas os benefícios dos programas sociais do governo federal. É um número significativo de inclusões no Cadastro Único. O apoio da prefeitura veio acelerar todo esse processo encurtando a burocracia e trazendo a possibilidade de respostas concretas para algumas necessidades dessa população", afirmou Aline Simões, chefe da Reserva Extrativista Rio Iriri.

A equipe aproveitou o período do cadastramento para manutenção e instalação de novas placas de sinalização, fortalecendo a identidade visual e melhorando a identificação.


http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2531-icmbio-realiza-cadastro-nas-reservas-rio-iriri-e-riozinho-do-anfrisio
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Riozinho do Anfrísio
  • UC Rio Iriri
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.