Ibama mantém fogo sob controle em UCs

Ministério do Meio Ambiente - 25/09/2003
Ainda são registrados incêndios em sete unidades de conservação federais: parques nacionais do Itatiaia (RJ), da Chapada dos Veadeiros (GO), de Ilha Grande (PR), do Araguaia (TO), Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (TO), e reservas biológicas de Sooretama (ES) e do Jaru (RO). Nessas áreas, mais de 500 brigadistas estão mobilizados para o combate ao fogo.

Na Chapada dos Veadeiros, mais de 70 homens estão conseguindo controlar as chamas, que já diminuíram e devem se extinguir nas próximas horas. No Parque Nacional do Itatiaia, de acorod com técnicos da unidade, o fogo está sob controle. Apesar disso, 21 brigadistas com apoio da Unidade Móvel de Combate, foram deslocadas para o local, no contorno do Pico das Agulhas Negras, em área de difícil acesso. No Parque Nacional de Ilha Grande, 60 pessoas continuam no combate às chamas, com três helicópteros e dois tratores. No Parque do Araguaia, 21 brigadistas do Ibama contavam, hoje, com o apoio de um agente da Funai, encarregado de mobilizar índios brigadistas.

Na Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, os primeiros focos foram controlados. A área sofre porque, em função da situação fundiária irregular, fazendeiros e posseiros continuariam realizando queimadas quase que diariamente. Na Reserva Biológica de Sooretama, focos foram identificados em áreas particulares do entorno da unidade. O Ibama, no entanto, está oferecendo apoio ao combate, com o objetivo de proteger a unidade de conservação. Na Reserva Biológica do Jaru, o Ibama está verificando focos de incêndio para iniciar o combate.

Além dessas unidades, o Ibama está conseguindo controlar os focos de incêndio: no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), que teria sido causado por um raio; no Parque Nacional da Serra da Canastra (MG); no Parna de Cavernas do Peruaçu (MG); na Estação Ecológica de Uruçui-Uma (PI); e no PN da Serra da Capivara (PI).

O Ibama mantém sob alerta o Parque Nacional da Amazônia (PA), a Reserva Biológica do Tapirapé (PA), a Floresta Nacional de Itacaiúnas (PA), a Floresta Nacional de Tapirapé-Aquiri (PA) e o Parque Nacional da Serra das Confusões (PI). Nessas unidades foram identificados focos de calor pelos satélites.
(-Ministério do Meio Ambiente-Brasília-DF-25/09/03)

UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas