Ibama fará audiências sobre impacto de obra da Vale

Agência Estado - http://economia.estadao.com.br - 11/11/2010
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoverá audiências públicas para discutir o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) relativos ao empreendimento denominado "Projeto Ferro Carajás S11D". Esse projeto, a ser desenvolvido pela Vale, envolve a lavra e beneficiamento no "corpo D" da Serra Sul, na Floresta Nacional de Carajás, em área localizada no município de Canaã dos Carajás (PA).

Serão realizadas três audiências públicas sobre o Projeto Ferro Carajás S11D, todas em municípios paraenses, conforme publicação feita pelo Ibama na edição de hoje do Diário Oficial da União. A primeira audiência ocorrerá no dia 29 de novembro, em Canaã dos Carajás. A segunda reunião será realizada em 30 de novembro, em Parauapebas. A terceira e última audiência pública ocorrerá em Curionópolis, no dia 2 de dezembro.

A Vale informa que o Projeto Ferro Carajás S11D tem previsão de entrada em operação em 2013, com capacidade para produzir até 90 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Segundo dados da Vale, o projeto deverá atingir plena capacidade em 2014 e, então, a produção de minério de ferro da empresa no Pará atingirá a marca de 220 milhões de toneladas por ano.

O Ibama informou, também no Diário Oficial de hoje, que recebeu o EIA/Rima do "Projeto Mineroduto Viga Ferrous". Esse projeto, a ser executado pela Ferrous Resources do Brasil, tem por objetivo transportar polpa de minério de ferro da mina de Viga, no município de Congonhas (MG) ao porto a ser construído em Presidente Kennedy (ES). A mina Viga foi adquirida em 2007 pela empresa. Segundo o Ibama, a partir de hoje, vigora prazo de 45 dias para que seja solicitada realização de audiência pública a respeito desse novo empreendimento. O mineroduto da Ferrous deverá passar por mais de 20 municípios dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com trajeto de aproximadamente 400 quilômetros.

http://economia.estadao.com.br/noticias/not_43100.htm
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carajás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.