Ibama debate estratégias para turismo na Chapada das Mesas

Ibama/MA - 01/11/2007
Encontros mobilizam comunidade para ações de conscientização ambiental

São Luís (01/11/07) Em setembro deste ano, o Ibama realizou no município de Carolina, no sul do Maranhão, um Encontro de Monitores Ambientais. Durante três dias, foi feita uma avaliação das atividades daquele grupo durante o ano. O encontro foi organizado pelos analistas ambientais Leôncio Lima, Ligia Tchaicka e Ana Rosa Marques.

Na ocasião, foram elaboradas diretrizes e uma agenda com as próximas atividades prioritárias dos monitores, bem como suas principais demandas. Entre elas, estão as garantias e normatizações da função de monitor e seus espaços de atuação; a busca por órgãos financiadores e o desenvolvimento de projetos que incluam as comunidades. Nesse sentido, já foi criada em Carolina a Associação de Monitores Ambientais.

Todos os monitores passaram por um curso de formação, em que foram discutidos temas como Turismo e Hospitalidade, Ecoturismo, Conservação do Patrimônio Natural, Histórico e Cultural, Turismo Sustentável, Legislação, entre outros.

O curso formou 44 pessoas das comunidades próximas à região da Chapada das Mesas, e possibilitou a capacitação no atendimento aos turistas e em assuntos como conscientização ambiental atuando também como agentes multiplicadores.

Com alunos na faixa etária entre 18 e 52 anos, uma das características apresentadas pelo curso foi a diversidade cultural, contando com a participação de sertanejos, na maioria das vezes com pouca escolaridade, e ainda pessoas com Ensino Fundamental, Médio, Superior, comunidades tradicionais e grupos indígenas.

Com o objetivo de discutir com as populações locais os diversos aspectos da atividade turística nas Unidades de Conservação, o Ibama já realizou capacitações de monitores também em municípios como Barreirinhas e Alcântara.

Simpósio

Paralelamente ao encontro de monitores, foi realizado um simpósio para debater as iniciativas para o turismo no Parque Nacional da Chapada das Mesas.

Voltado para a comunidade em geral, o simpósio ainda contou com a colaboração do Sebrae, que desenvolve projetos na região; da Associação Carolinense de Turismo; da Brigada de Combate ao Incêndio; Secretaria de Turismo de Carolina e da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Riachão está ultima foi criada por iniciativa dos monitores ambientais formados pelo Ibama, tendo um deles como secretário.

Os monitores participaram do simpósio por meio da apresentação dos trabalhos que eles vêm desenvolvendo em áreas como estruturação de trilhas, educação ambiental, conscientização dos turistas e estudos sobre as capacidades de carga das cachoeiras.

Durante o simpósio, houve uma apresentação feita pela analista ambiental Maria Carolina Camargos, que expôs sua experiência no trabalho realizado no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lençóis Maranhenses
  • UC Chapada das Mesas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.