Ibama cadastra famílias que vivem do extrativismo no Acre

Página 20-Rio Branco-AC - 29/07/2004
Processo irá beneficiar os produtores por meio do crédito moradia, equivalente a R$ 4,5 mil por família.

Equipes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Centro Nacional de Desenvolvimento das Populações Tradicionais (CNPT), executam a segunda etapa do processo de cadastramento das famílias de reservas extrativistas do Estado.
O trabalho teve a primeira etapa realizada em dezembro do ano passado, quando foram cadastradas 607 famílias da Reserva Cazumbá e Chico Mendes. O novo processo iniciou-se há pouco mais de dois meses e 1,3 mil famílias já foram registradas em quatro reservas extrativistas, já que foram acrescentadas no processo as reservas Alto Juruá e Alto Tarauacá.

Segundo o coordenador CNPT, Raimundo de Souza, o cadastramento será útil na identificação do número de famílias que habitam nessa região, além de contemplá-las com o Crédito Moradia, um recurso do Ministério da Reforma Agrária, Ibama e Incra.
O recurso equivale a uma contribuição de R$ 4,5 mil por família, a serem investidos em construção de moradia para que haja condições mínimas de assentamento nas reservas.
A expectativa é que pelo menos 3 mil famílias sejam cadastrada pelo CNPT. Entretanto, o coordenador salientou que só serão contempladas àquelas que nunca receberam nenhum tipo de beneficiamento, bem como terras recebidas através de projetos de assentamento.
"A liberação da verba deverá acontecer somente em janeiro do próximo ano. Isso porque a pesquisa sobre o perfil das famílias para saber se elas serão ou não beneficiadas leva um certo tempo, além disso o processo de cadastramento só será concluído no final de agosto, em função de a equipe ter de percorrer áreas de difícil acesso", destacou o coordenador.
Reserva Chico Mendes - Das três mil famílias que deverão ser cadastradas, mais de duas mil habitam na Reserva Chico Mendes, segundo o coordenador. A área possui a maior concentração de pessoas que sobrevivem do extrativismo, fato explicado pelo seu tamanho: aproximadamente um milhão de hectare. (Renata Brasileiro)
(-Página 20-Rio Branco-AC-29/07/04)
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Alto Juruá
  • UC Chico Mendes
  • UC Alto Tarauacá
  • UC Cazumbá-Iracema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.