Ibama apreende 7,2 toneladas de pescado em operação para a preservação de botos e jacarés no Amazonas

Ibama - http://www.ibama.gov.br/ - 26/11/2014
A Operação Xandoré, que fiscaliza atividades pesqueiras no rio Solimões e afluentes, apreendeu 7,2 toneladas de pescado e aplicou R$ 429.180,00 em multas desde o dia 17 de novembro, quando foi deflagrada pelo Ibama.

A prioridade da operação é fiscalizar locais suspeitos de matança de botos e jacarés no âmbito da pesca de piracatinga, além de atividades pesqueiras ilegais no período de defeso de piracema das espécies pirarucu, tambaqui, aruanã, mapará, pacu, matrinxã, sardinha, pirapitinga, surubim e caparari.
Foram abordadas e vistoriadas 115 embarcações, lavrados 15 autos de infração e apreendidas 7,2 toneladas de pescado, sendo 5.139 kg de pirarucu, 1.555 kg de aruanã, 290 kg de pacu, 97 kg de pirapitinga, 66 kg de tambaqui e 43 kg de surubim. Também, foram apreendidos 11 animais silvestres vivos (periquitos e tracajás), 11 carcaças de quelônios utilizadas como artesanato e três peles de felinos das espécies gato-maracajá e jaguatirica.

Todo o pescado apreendido foi depositado em associações comunitárias e entidades filantrópicas para posterior doação. Os animais vivos foram devolvidos à natureza e os subprodutos de fauna serão destinados a instituições de pesquisa para fins didáticos e científicos. Ainda foram apreendidas 12 redes de pesca, três embarcações, quatro motosserras e uma espingarda.
Em nenhuma das embarcações vistoriadas foram encontradas espécimes de piracatinga e, até o momento, não foi constatada matança de botos e jacarés. A equipe também tem realizado a fiscalização da pesca de manejo sustentável de pirarucu em áreas autorizadas pelo Ibama na região.
A operação é feita em parceria com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, a Funai, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e o Instituto Mamirauá e ocorre simultaneamente nos rios e seus afluentes das regiões do Médio e Alto Solimões, estado do Amazonas, abrangendo terras indígenas e unidades de conservação da natureza.
A operação Xandoré é batizada com o nome de um ser mitológico dos povos Tupis que foi enviado por Tupã para punir e transformar transgressores que agridem a natureza.



http://www.ibama.gov.br/publicadas/ibama-apreende-72-toneladas-de-pescado-em-operacao-para-a-preservacao-de-botos-e-jacares-no-amazonas
Amazônia:Biodiversidade

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.