Ibama aplica R$ 82,8 mi em multas a fazendas do PA por desmatamento ilegal

Folha Online - 03/06/2008
A Operação Entorno, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), aplicou multa de R$ 82,8 milhões em dezesseis fazendas localizadas no sul do Pará por desmatamento ilegal de 23 mil hectares de floresta. As fazendas ficam em Cumaru do Norte, Santana do Araguaia e São Félix do Xingu.

Essas cidades integram a lista dos 36 municípios que mais desmatam na Amazônia Legal, informa o Ibama.

O Ibama informou que a maior parte das autuações ocorreu por desmate a corte raso ou danificação da reserva legal". A ação ocorre numa região do entorno de unidades de conservação, entre elas a floresta nacional do Carajás e terra indígena Caiapó.

Durante a operação, os fiscais do Ibama apreenderam uma carreta, dois caminhões e 187 mancos --peças de madeira para sustentação usadas na construção civil) das espécies florestais louro e rouxinho.

Parte do produto, muito valorizado pela sua durabilidade, estava sendo transportado sem autorização. A outra quantidade foi encontrada numa fazenda sem nota fiscal.

O Ibama vai enviar ao Ministério Público a lista das fazendas que descumprem embargos para que sejam responsabilizadas na Justiça.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carajás
  • TI Kayapó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.