Governo Federal libera recurso para revitalização de Parque

A Voz da Cidade - http://www.avozdacidade.com/ - 05/12/2013
Assim como outros parques das cinco regiões do país, o Parque Nacional do Itatiaia deverá receber recursos do governo federal para a realização de melhorias, visando a atrair os turistas durante a Copa, no ano que vem. Na última semana, os Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente (MMA) anunciaram a liberação de R$10,4 milhões para serem investidos ao todo em 16 unidades de conservação. O objetivo da ação é ampliar o uso público e sustentável das áreas protegidas entre 2014 e 2020.

Além da Copa, o Brasil sediará as Olimpíadas de 2016, e esses grandes eventos aparecem como um dos focos do programa. "É uma ação para identificar possibilidades de negócio turístico e do chamado uso público ampliado dos parques, além do que já está sendo feito hoje", destacou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Para 2016, a previsão é oferecer cadeias produtivas de turismo e concessões de serviços turísticos em funcionamento nos parques do Rio de Janeiro, sede da Olimpíada. Até 2020, 69 parques nacionais brasileiros serão abertos à visitação. Conforma as estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), esses espaços têm capacidade de gerar, apenas com turismo, pelo menos R$ 1,6 bilhão por ano.

Izabella, que fez o anúncio no Parque Nacional de Brasília, afirmou que o restante dos parques contemplados pelo programa serão visitados nos próximos meses. "Vamos promover a integração da esfera federal com a estadual", emendou.

O ecoturismo poderá, segundo pretensão dos ministérios, se tornar um dos legados dos grandes eventos esportivo. Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, os investimentos poderão estimular a competitividade do turismo brasileiro. "O Brasil pode aproveitar os recursos da natureza para aumentar o número de pessoas que nos visitam", explicou. "Estamos definindo as oportunidades de atrair investidores que queiram aplicar recursos nos parques e nos preparar para trazer mais conforto para os freqüentadores", finalizou.



Parques que receberão os investimentos:

Região Norte

Parque Nacional de Anavilhanas - Amazonas

Região Nordeste

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - Maranhão

Parque Nacional de Jericoacoara - Ceará

Parque Nacional de Ubajara - Ceará

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha - Pernambuco

Parque Nacional da Chapada Diamantina - Bahia

Região Centro-Oeste

Parque Nacional da Brasília - Distrito Federal

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães - Mato Grosso

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Goiás

Região Sudeste

Parque Nacional da Serra do Cipó - Minas Gerais

Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro

Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Rio de Janeiro

Parque Nacional de Itatiaia - Minas Gerais/Rio de Janeiro

Região Sul

Parque Nacional do Iguaçu - Paraná

Parque Nacional de Aparados da Serra - Rio Grande do Sul/Santa Catarina

Parque Nacional da Serra Geral - Rio Grande do Sul/Santa Catarina



http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=3&cod=30090
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.