Golfinho-Rotador celebra 25 anos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/08/2015
Projeto é um marco na conservação marinha


O Projeto Golfinho-Rotador, gerido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), em Fernando de Noronha, no litoral de Pernambuco, celebra neste domingo (23) 25 anos de fundação. O CMA pertence ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o projeto tem o apoio da Petrobrás.

As comemorações terão início já na véspera, no sábado (22), às 19h, com a abertura da Feirinha da Sustentabilidade, na Vila dos Remédios, que oferecerá artesanato e comidas típicas locais, além da distribuição de camisetas, ecobags e pendrive com documentário dos 25 anos do projeto.

O documentário será, também, exibido para o público logo após a abertura da feirinha, num telão montado no local. Em seguida, haverá apresentações de bandas e artistas locais, como o maracatu Nação Noronha e os cantores Felipe França e Lucas Flor. A programação será repetida no domingo, dia de aniversário do projeto.

"Esses 25 anos do Golfinho-Rotador são um marco na conservação marinha brasileira pela tenacidade e dedicação no uso da estratégia de preservação do comportamento natural dos golfinhos-rotadores a partir do desenvolvimento sustentável de Fernando de Noronha, um dos mais cobiçados destinos turísticos marinhos do Brasil", disse o coordenador do projeto, José Martins da Silva Júnior.

Ele fez questão de destacar, ainda, que o sucesso da ação é resultado da parceria estabelecida pelo ICMBio com o Centro Golfinho-Rotador e a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, patrocinador oficial do projeto. "Sem esse arranjo institucional, certamente não estaríamos comemorando esses 25 anos de proteção dos golfinhos", concluiu Martins.

Missão e conquista do projeto

A missão do Projeto Golfinho-Rotador é desenvolver ações de pesquisa, educação ambiental, envolvimento comunitário e sustentabilidade em prol da conservação dos golfinhos-rotadores, da biodiversidade marinha e de Fernando de Noronha. Estas ações são executadas por meio de quatro programas: pesquisa, educação ambiental, envolvimento comunitário e sustentabilidade. Veja, a seguir, algumas conquistas do projeto:

. Manutenção do grau de conservação do ecossistema de Fernando de Noronha de modo que a presença dos golfinhos-rotadores no arquipélago permanecesse praticamente a mesma desde 1990 (média de 310 golfinhos em 95% dos dias do ano), quando do início do projeto. No mesmo período, a atividade turística relacionada aos golfinhos cresceu dez vezes mais, mantendo Noronha como o local no mundo com maior concentração regular de golfinhos.

. Descoberta da existência de uma população de rotadores com padrões genéticos exclusivos no mundo.

. Envolvimento de todos os 500 estudantes da Escola Arquipélago de Fernando de Noronha nas nossas ações de educação ambiental.

. Contribuição para a diminuição da Pegada Ecológica de Fernando de Noronha e a Gestão Sustentável do Sistema de Hospedarias Domiciliares de Fernando de Noronha.

. Formação de condutores de visitantes do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, por meio do Programa de Capacitação Profissional.

. Envolvimento de 100% dos atletas do esporte mais praticado em Fernando de Noronha por meio do Circuito de Surf Local Projeto Golfinho-Rotador/ Petrobras.

. Divulgação na mídia local, nacional e científica do fenômeno dos golfinhos de Noronha e a necessidade da conservação marinha.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6943-golfinho-rotador-celebra-25-anos.html
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho de Fernando de Noronha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.