Gestores de UCs da região de Paraty participam de projeto de educação ambiental

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 28/11/2011
A escola Pequenina Calixto sediou, na sexta (25), o encontro dos professores que participaram do curso "Um novo olhar sobre as Unidades de Conservação de Paraty", realizado em agosto pelos gestores das Unidades de Conservação (UCs) locais (Estação Ecológica Tamoios, APA Cairuçu, Parque Nacional da Bocaina e Reserva Ecológica da Juatinga) com o Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria Municipal de Educação de Paraty.

De acordo com a Professora Neuma Ramiro, coordenadora do DEA, "o objetivo do encontro foi a apresentação, pelos professores de diversas escolas municipais, dos trabalhos desenvolvidos com seus alunos após o curso". Os resultados dos trabalhos resultaram numa exposição sobre a Mata Atlântica e as unidades de conservação de Paraty.

A abertura da exposição contou com o desfile de moda dos alunos da escola do Quilombo do Campinho, com roupas produzidas a partir de materiais recicláveis, como filtros de café, caixas de leite, Cds, tampas de refrigerante e fitas de vídeo e cassete. Orientados por seus professores, os alunos produziram painéis, mapas de papel marchê, pinturas, desenhos, redações, mosaicos e até um jogo de tabuleiro educativo contendo informações sobre o turismo consciente nas unidades de conservação.

Para Silvia Peixoto, analista ambiental da Esec Tamoios, coordenadora do projeto, "a qualidade dos trabalhos apresentados indica que o curso de capacitação de professores atingiu seus objetivos de estimular e qualificar as atividades de educação ambiental em sala de aula, além de ter iniciado o processo de reflexão sobre a importância das áreas protegidas de Paraty". A exposição está aberta ao público até a terça (29), no auditório da escola municipal Pequenina Calixto, em Paraty.




http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2369-gestores-de-ucs-da-regiao-de-paraty-participam-de-projeto-de-educacao-ambiental
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Cairuçu
  • UC Tamoios (ESEC)
  • UC Juatinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.