Fogo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atinge casa e pousada, em Goiás

G1 - http://g1.globo.com/ - 28/10/2017
Moradores e voluntários trabalharam para apagar as chamas. Incêndio na região já destruiu mais de 26% da região da reserva.



O fogo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atingiu uma casa e uma pousada entre Alto Paraíso de Goiás e a vila de São Jorge. O moradores e voluntários trabalharam para conter as chamas. Em um dos casos as chamas atravessaram o Rio São Miguel. Ninguém ficou ferido.

O primeiro incêndio atingiu a casa Solange Alves, que mora no local há mais de 30 anos. As chamas vieram do Jardim de Maytrea e do Morro da Baleia e se alastraram.

"O fogo veio por trás, destruiu nosso pomar, algumas caixas de abelha, o galinheiro, nossa garagem, o bambuzal que tem na frente. E o fogo atingiu o telhado bem em uma telha de plástico, que derreteu e o fogo atingiu uma cama", disse, ainda um pouco abalada com o susto.

Segundo ela, o estrago poderia ter sido maior. "A gente estava em casa na hora. Se não tivesse ninguém, teria queimado tudo", afirmou.

Marcelo Roriz tem uma pousada a alguns quilômetros da casa de Solange e também foi atingido pelas chamas na madrugada de quarta feira. Um dos chalés da pousada foi completamente destruído. Não havia hóspedes no momento e ninguém se feriu.

"O fogo desceu a serra, cruzou o rio e atingiu o chalé. Foi muito rápido. Tentamos fazer acero, tiveram voluntários trabalhando também, mas acabou atingindo uma das casas", explicou.

Incêndio

O primeiro foco do fogo começou no dia 10 de outubro. As chamas foram controladas, mas novos focos surgiram no dia 17 do mesmo mês. Bombeiros e voluntários trabalham para extinguir o incêndio, já considerado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) o maior da história do Parque Nacional.

A Polícia Civil suspeita que o incêndio seja criminoso. "A parte mais rasteira da vegetação, as áreas de campo limpo, campo sujo, já começam a se regenerar seis meses após as primeiras chuvas. Cerca de 80% dessa parte já volta ao normal nesse período. Dentre de um ano e meio, o restante se regenera", explicou ao G1 Christian Berlinck.

O Ministério Público Federal (MPF) também abriu inquérito civil para apurar as causas do incêndio.



https://g1.globo.com/goias/noticia/fogo-no-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros-atinge-casa-e-pousada-em-goias.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.