Fogo destrói um trecho de mata na Ilha Grande

O Globo, Rio, p. 17 - 25/07/2006
Fogo destrói um trecho de mata na Ilha Grande

Dicler Símões

Um incêndio destruiu ontem cerca de oito mil metros quadrados de Mata Atlântica na Ilha Grande, na Costa Verde. Os bombeiros e agentes do Instituto Estadual de Florestas (IEF) acreditam que o fogo tenha sido criminoso. As labaredas atingiram um trecho da estrada que liga a Praia do Abraão à região de Dois Rios, onde ficava o presídio da Ilha Grande. A estrada também serve de trilha para excursionistas. O estrago não foi maior porque os córregos que cortam a área atingida impediram a propagação do fogo.

Brigadistas do PrevFogo do Ibama combateram também ontem dois focos de incêndio no entorno do Parque Nacional de Itatiaia - um em Engenheiro Passos, do lado leste do maciço, e outro em Visconde de Mauá, do lado oposto. O fogo não chegou à reserva. Com o agravamento da estiagem, as equipes têm combatido diariamente focos de incêndio em diversos pontos próximos do parque. O fogo é provocado, principalmente, por queimadas feitas por fazendeiros e sitiantes para a renovação de pastagem.

A vegetação do alto da montanha está muito ressecada em conseqüência da chegada mais cedo do frio. Desde maio, têm ocorrido temperaturas abaixo de zero, geadas e pouca chuva na região. Dois peritos em incêndio em reservas estão percorrendo as áreas atingidas pelo fogo. Eles farão um laudo, e, com base no documento, os responsáveis pelas queimadas podem ser punidos.

- Estamos preocupados. O mês com menor concentração de umidade, que deixa o parque vulnerável, é sempre agosto e este ano isso já está ocorrendo - disse um bombeiro que participou da operação na Ilha Grande.
A fiscalização no parque de Itatiaia foi redobrada.

O Globo, 25/07/2006, Rio, p. 17
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  • UC Ilha Grande (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.