Fogo destrói 70 hectares de matas perto de Mauá

O Globo, Rio, p. 35 - 27/08/2006
Fogo destrói 70 hectares de matas perto de Mauá
Incêndio no Vale do Pavão é um dos cinco que atingem área de proteção na Mantiqueira

Dicler Simões

Um incêndio iniciado na madrugada de ontem no Vale do Pavão, em Visconde de Mauá, junto à divisa com o Parque Nacional de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, fugiu ao controle dos bombeiros e brígadistas e ameaça pousadas e casas da região. 0 vento forte no início da tarde ajudou a espalhar as chamas. Ontem à noite, o fogo já estava a 500 metros da divisa do parque, que no momento já é atingido por outros dois focos de incêndio.
Pelo menos 70 hectares de mata e vegetação rasteira, o equivalente a 70 campos de futebol, já foram destruídos, segundo os administradores da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira, que se estende por Rio, São Paulo e Minas Gerais.
0 incêndio no Vale do Pavão é um dos cinco que atingem, no momento, a APA da Mantiqueira, onde fica o Parque de Itatiaia. Há ainda outros dois localizados no Parque Estadual do Pico do Papagaio, na cidade de Aiuruoca, em Minas Gerais.
A Defesa Civil estadual não tem uma estimativa da área queimada com exceção do Vale do Pavão, pois o sobrevôo feito ontem foi prejudicado pela fumaça.
Cinqüenta homens do Corpo de Bombeiros, do Ibama e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) foram ontem para a região, mas o trabalho teve que ser interrompido no início da noite, às 19h. As 5h de hoje, os bombeiros voltarão a combater as chamas.
0 chefe da APA da Mantiqueira em Minas Gerais, Clarismundo Benfica, disse ontem que casas de madeira, e hotéis de Maringá, em Mauá, estão na linha de risco do incêndio.
0 aposentado José Bezeggio, proprietário do sítio onde começou o incêndio no Vale do Pavão, reclamou da demora dos bombeiros em chegar ao local:
- Liguei para eles às 3h30m (madrugada de sábado) e me disseram que viriam às 7h: Mas só chegaram às 17h30m. Quando liguei novamente, disseram se só viriam se o grupamento de prevenção de incêndios do Ibama não conseguisse controlar o incêndio.

O Globo, 27/08/2006, Rio, p. 35
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Mantiqueira
  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.