FLONA Contendas do Sincorá coordena Encontro das Comunidades Quilombolas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 22/12/2011
No dias 2 e 3 de dezembro, no municipio de Tanhaçu, na Bahia, foi realizado o I Encontro das Comunidades Quilombolas do Território de Identidade Sertão Produtivo. O evento promovido pela Floresta Nacional Contendas do Sincorá contou com a participação de representantes das comunidades e do governo estadual.

O encontro visou integrar as comunidades, sensibilizar e fortalecer os agentes autônomos no processo de transformação da atual realidade. Foram discutidas demandas e prioridades das comunidades como as alternativas sustentáveis para o manejo dos recursos naturais existentes nas comunidades; assessoria específica e contínua para as comunidades quilombolas deste território; projetos de promoção de renda; segurança alimentar; infraestrutura; acesso as políticas públicas específicas para comunidades tradicionais e aos instrumentos que levam ao processo de identificação, demarcação e titulação de seu território; valorização sociocultural e inclusão dos jovens nas atividades da comunidade e calendário cultural das comunidades quilombolas.

Durante o encontro foi criado um grupo de trabalho composto por lideranças quilombolas com o objetivo de fortalecer a articulação com as comunidades do território. Ainda foram realizadas atividades socioculturais, encontros musicais e exposição de artesanato. Ao final das atividades foi celebrada uma missa pelo Padre Jorge, da paróquia de Tanhaçu, parceiro da comunidade.




http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2442-flona-contendas-do-sincora-coordena-encontro-das-comunidades-quilombolas
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Contendas do Sincorá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.