Fiscalização coíbe caça ilegal na Serra da Bocaina

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 25/03/2014
Entre os dias 21 e 24 de março o Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ/SP) realizou uma operação de fiscalização com o objetivo de coibir a caça de animais silvestres e a construção de edificações irregulares na região litorânea da unidade de conservação (UC), nos municípios de Angra dos Reis e Paraty. A ação resultou em três demolições, apreensão de armas e munições, além da prisão de um criminoso.

Na região do morro da Serenga, às margens da BR 101, em Angra dos Reis, os agentes de fiscalização demoliram duas edificações em fase inicial de construção. Outra edificação, caracterizada como rancho de apoio à caça, foi derrubada e queimada no Sertão do Taquari, Paraty.

Na trilha que acompanha o vale do Rio Funil, em Paraty, um caçador foi flagrado portando duas espingardas, quinze cartuchos e um animal abatido. O material foi apreendido e o caçador foi conduzido para a sede da Policia Federal de Angra dos Reis. O mesmo deverá responder pelo crime de porte ilegal de arma e por caça em unidade de conservação.

Operações como essa vêm sendo realizadas constantemente pela equipe de fiscalização do parque. Na avaliação do coordenador de proteção da unidade, José Hélio Marcelo, os resultados são satisfatórios, já que essas ações estão coibindo crimes ambientais ainda no início.

"Esse é o caso, por exemplo, das construções detectadas no Sítio Serenga, que foram flagradas bem no início, o que possibilitou a demolição sumária. Se não tivessem sido demolidas, seria questão de dias para mais duas famílias estarem residindo ilegalmente no interior do parque, que é uma unidade de cosnervação do grupo proteção integral", afirma José Hélio.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4762-fiscalizacao-coibe-caca-ilegal-na-serra-da-bocaina.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.