Fiscais flagram pesca ilegal de camarão no Maranhão

OESP, Vida, p. A16 - 17/02/2012
Fiscais flagram pesca ilegal de camarão no Maranhão

Aproximadamente 100 quilos de camarão-rosa e camarão-branco foram apreendidos por fiscais do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no litoral do Maranhão. Duas embarcações foram flagradas pescando com rede de arrasto em período de defeso. O pescado foi doado a comunidades carentes.
A operação, realizada na quarta-feira da semana passada, durou 12 horas e teve o apoio da Capitania dos Portos do Maranhão.
Ações em mar aberto na região são difíceis por causa das condições do mar, um dos mais agitados do litoral brasileiro. Além disso, há a barra do Rio Preguiças tem muitos bancos de areia e informantes alertam infratores do deslocamento da equipe de fiscalização.
Fiscais do parque vinham, desde o ano passado, fotografando a costa para identificar embarcações e compreender a dinâmica da pesca de arrasto. Além disso, utilizaram informações do projeto de monitoramento da geografia da foz do Rio Preguiças, desenvolvido por meio de uma parceria do parque nacional com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), para traçar as rotas seguras de saída e entrada da barra.

OESP, 17/02/2012, Vida, p. A16

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,fiscais-flagram-pesca-ilegal-de-camarao-no-maranhao,836972,0.htm
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lençóis Maranhenses
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.