Fiscais apreendem 170 pássaros, barram extração de palmito e fecham chalés e carvoarias ilegais

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 07/08/2009
Fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lotados no Parque Nacional (Parna) do Itatiaia, na região serrana do Rio, acabam de concluir os trabalhos da Operação Gaia, deflagrada no mês passado para coibir infrações ambientais no interior do parque e entorno. O alvo principal da operação, que contou com o apoio do Ibama, foram os criadores de pássaros. Mas os agentes desbarataram ainda um esquema clandestino de extração de palmitos, desmontaram fornos de carvão clandestinos e embargaram chalés irregulares em uma pousada que fica a 2 mil metros de altitude, numa área de difícil acesso do parque.

Durante a fiscalização foram aprendidos 146 aves de criadores amadores registrados no Ibama e 24 de criadores não registrados. Os pássaros estavam expostos em locais públicos, em situação de flagrante delito. Havia galo-de-campina, bigodinho, canários da terra e maracanã-do-buriti. Ao todo foram aplicadas multas de mais de R$ 250 mil. As aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama de Lorena, em São Paulo.

De acordo com relatórios do Sistema de Cadastramento de Passeriformes (Sispass), foram fiscalizados dez criadores amadores registrados. Dentre outras espécies, eles criavam curiós, trinca-ferros, coleiros, tico-ticos, pintassilgos, além de espécies ameaçadas de extinção como pixoxós (Sporophila frontalis) e bicudos (Sporophila maximiliani).

Todos os criadores registrados apresentavam irregularidades em seus plantéis, como aves transferidas e não relatadas, aves sem anilha, anilhas possivelmente fraudadas, animais não constantes no ato da fiscalização, óbitos não declarados, anilhas solicitadas e não utilizadas, entre outras infrações, indicando possivelmente fraudes no sistema e venda comercial de pássaros.

Os pássaros foram apreendidos (pela lei, basta um animal estar irregular para que todo o plantel seja apreendido).

Além do pessoal do Ibama e do Parna do Itatiaia, participaram da operação fiscais do Parna da Serra dos Órgãos, da Área de Proteção Ambiental (APA) São João e policiais militares do Batalhão Florestal do Estado do Rio de Janeiro.

Com apoio de fiscais da Vigilância Sanitária municipal de Itatiaia, a operação realizou também, vistoria em restaurantes, bares e pequenos comércios da região para de verificar a procedência dos palmitos vendidos nesses locais. No Planalto do Itatiaia, região de difícil acesso e a mais de 2.000 metros de altitude, a operação suspendeu as atividades de chalés da Pousada dos Lobos, embargados desde 2002 e ainda em atividade.

Na região de Engenheiro Passos, no município de Resende (RJ), a operação desbaratou um esquema de retirada irregular de eucalipto dentro do Parna do Itatiaia e fornos de carvão clandestinos. Também como parte da operação, foram feitas diligências em um empreendimento de extração de gnaisse no entorno da APA de São João, alvo de muitas denúncias de degradação ambiental.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Itatiaia
  • UC Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.