Filhote de Gavião Real é marcado e ganha colete de radiotransmissor na Flona Carajás

IBAMA - www.ibama.gov.br - 28/08/2008
Um filhote da ave silvestre Gavião Real ganhou, na última segunda-feira (25), um colete de radiotransmissor e uma anilha na Flona Carajás, no sudeste do Pará. Analistas do Ibama em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), iniciaram o trabalho de marcação do animal na última sexta-feira, dia 22.

Com a intervenção da pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA, Tânia Sanaiotti, especialista em conservação e monitoramento dessa espécie em todo país, foi possível fazer um atendimento adequado ao Gavião.

O analista do Ibama de Roraima e pesquisador Benjamin da Luz escalou a castanheira que tem cerca de 35 metros, onde está o ninho, para coletar os restos alimentares (ossadas , pêlos e couro de animais como preguiça, ouriço, veado e macaco) e fazer as medições do ninho. Como o filhote já voa, foi necessário o uso de armadilha para a captura dele.

De acordo com a analista do Ibama do Pará, Francileia Lobo, o filhote, que é macho, pesa 3,5 kg e tem 1,68 de envergadura de asa, foi capturado, com todo cuidado para as avaliações necessárias. "A partir daí, com a ajuda do analista do ICMBio Edílson Esteves, foi feita a biometria (medição do animal), coleta de sangue para pesquisa genética, avaliação de cultura bacteriológica e esfregaço sanguíneo para pesquisa de hemoparasitas (existência de parasita no sangue)", explica.

O animal recebeu também as anilhas (presilhas em forma de anel que funcionam como marcação individual) do Centro Nacional de Pesquisa para Conservação das Aves Silvestres-CEMAVE e do INPA, além do rádio transmissor para monitoramento do seu comportamento e área de vida. Depois desses procedimentos, o filhote foi devolvido ao ninho.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carajás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.