FAS e SEDUC realizam I Oficina de Capacitação Pedagógica das escolas dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade

http://www.fas-amazonas.org - 01/03/2011
Promover o alinhamento conceitual e planejar o calendário escolar formal e o ensino complementar dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade construídos nas Unidades de Conservação do Amazonas. São alguns dos objetivos da I Oficina de Capacitação Pedagógica das Escolas dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade, evento organizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino durante esta semana (28/02 a 03/03), na sede da SEDUC, no bairro Japiim (zona Sul).

O público-alvo do evento são professores e gestores das escolas dos NCS´s. Os Núcleos têm como missão educar e gerar conhecimento para a melhoria da qualidade de vida dos povos e comunidades tradicionais da floresta, visando à conservação ambiental e o uso sustentável de seus recursos naturais. Atualmente, existem quatro Núcleos construídos: na reserva de desenvolvimento sustentável (RDS) do Juma (Novo Aripuanã); na RDS Mamirauá (Tefé); na RDS Rio Negro (Iranduba); e na RDS Uatumã (São Sebastião do Uatumã). Um novo núcleo está sendo construído para atender as comunidades da margem esquerda do Rio Negro, e deve ser entregue no segundo semestre.

"Esse é um projeto de transformação das pessoas e isso, fundamentalmente, é realizado por outras pessoas. E capacitar professores e diretores para o conceito dos Núcleos é a chave do sucesso dessa iniciativa", destaca o superintendente técnico-científico da Fundação Amazonas Sustentável, João Tezza Neto.

Além de promover o alinhamento conceitual e realizar o planejamento 2011, a I Oficina também será importante para iniciar a capacitação para a proposta pedagógica dos NCS´s e para discutir a melhoria da qualidade de ensino, do ambiente escolar e das relações escolares nos NCS´s.

O chefe do Departamento de Populações Tradicionais do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC/SDS), Wilde Itaborahy, destaca que as escolas dos Núcleos têm um conceito diferente porque estão num lugar especial chamado unidade de conservação. "A unidade de conservação é o espaço territorial de natureza relevante e com muitos recursos naturais, criada pelo poder público com o objetivo de conservação e desenvolvimento sustentável", explica.

O Amazonas possui 41 unidades de conservação, sendo 32 de uso sustentável. Para Itaborahy, as escolas dos Núcleos são uma grande oportunidade para aumentar a liberdade dos moradores das unidades de conservação. "Ninguém vai precisar sair do interior para fazer ou estudar o que gosta, o morador poderá escolher", afirma.

Por ser um projeto ambicioso e inovador, a estratégia de implementação dos NCS´s envolve, necessariamente, o estabelecimento de parcerias de cooperação interinstitucional. Além da FAS, responsável pela construção e gestão dos Núcleos, o trabalho conta com a parceria da SEDUC, CEUC/SDS e várias outras instituições.

Todas as escolas dos Núcleos possuem conexão de internet banda larga, a partir de um sistema fornecido pela SEDUC. A técnica da SEDUC, Jéssica Cancelli, ressalta que o Centro de Mídias da Secretaria possibilita levar conhecimento para os lugares mais afastados da capital Manaus. "Conseguimos colocar toda a qualidade do ensino da capital lá na comunidade, ao invés de deslocarmos vários professores para a localidade, levamos a tecnologia e realizamos o ensino mediado. Essa estrutura também facilita trabalharmos com outros cursos a distância", diz.

A SEDUC atualmente possui, segundo Cancelli, mais de 500 escolas, sendo que mais da metade está no interior do Estado, tanto na sede dos municípios quanto na zona rural.

ESTRUTURA DOS NÚCLEOS

Os Núcleos de Conservação e Sustentabilidade são construídos pela FAS com recursos oriundos dos Programas de Apoio ao Programa Bolsa Floresta. A estrutura do Núcleo conta com cinco construções - Escola, Casa Familiar da Floresta, Casa do Professor, Posto de Saúde e Base Operacional do Bolsa Floresta. A metodologia de ensino adota uma proposta pedagógica inovadora com o objetivo implantar um modelo de educação adaptado para a realidade local, pautado na valorização das potencialidades naturais e socioculturais da região.


http://www.fas-amazonas.org/pt/noticia/fas-e-seduc-realizam-oficina-de-capacitacao-das-escolas-dos-nucleos-de-conservacao-e-sustentabilidade
UC:RDS

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