Expedição inesquecível pela Amazônia

Gazeta Digital - http://www.gazetadigital.com.br - 01/04/2011
Uma viagem inesquecível pela Amazônia. Não bastasse o caráter superlativo da região, a série de viagens lançada ontem pela Aoka em parceria com o consagrado fotógrafo de natureza Araquém Alcântara, propõe uma experiência única. Trata-se da série de viagens espetaculares Brasil com outros olhos, que foi pensada exclusivamente para os amantes da natureza brasileira e da nossa diversidade cultural.

A primeira delas, Expedição Amazônia com Araquém Alcântara, que ocorre de 5 a 11 de junho, abre a série com uma viagem de barco pela maior floresta tropical do mundo. Os participantes vão poder imergir numa inesquecível busca pelo autoconhecimento por meio do olhar fotográfico. O barco vai navegar durante 7 dias por águas pouco exploradas dos rios Negro e Unini e os viajantes vão conhecer de perto algumas comunidades ribeirinhas e a incrível natureza do Parque Nacional do Jaú e da reserva extrativista do Unini

Serão feitas expedições fotográficas por lugares pouco conhecidos na companhia desse que é um dos maiores fotógrafos de natureza do Brasil e do mundo. Os workshops vivenciais de fotografia foram pensados e desenhados cuidadosamente para ir muito além da técnica.

O fotógrafo vai compartilhar sua visão de mundo em um aprendizado que se dará pela experimentação imediata, pela contemplação e comunhão com a natureza e com as pessoas. Pelo olhar fraterno e compassivo, unindo o lúdico e o estético.

O workshop tem o intuito de, ao poucos, mudar o "olhar" dos participantes para reparar e contemplar. Retirar o mito de que a boa fotografia é privilégio de poucos. Ter uma câmera de incontáveis recursos e devorar livros de ensinamentos é bom, porém, a fotografia é antes de tudo percepção e sentimento.

As saídas à campo para fotografias serão feitas em duplas na companhia de Araquém que vai dar dicas e sugestões de técnicas em fotografia. Os toques e dicas das saídas de campo se aprofundam na mesa de jantar e nos bate-papos noturnos em diálogos sobre composição, harmonia, valores, texturas e muitos outros aspectos sutis da arte da fotografia. Além disso, haverá análise individual das fotos, mostrando os erros e acertos com dicas e sugestões de melhoria.

O roteiro é indicado para fotógrafos tanto amadores como profissionais, e para aquelas pessoas interessados em aprender sempre, colocando na mesma linha de mira a mente, visão e coração.

A Aoka é operadora de turismo experiência impulsionada pela sustentabilidade que organiza viagens bem diferentes das demais operadoras. O destino é sempre lugares espetaculares, de natureza exuberante e culturas diferentes. A proposta é possibilitar que os clientes vivenciem a experiência de ser um viajante e não um simples turista. Nesta condição mais ampla, ele tem a acolhida de moradores locais e mais que isso, quem faz a viagem contribui para o desenvolvimento das comunidades e regiões que visita.

Os roteiros são montados também com o propósito de despertar a consciência quanto à conservação da biodiversidade e ao reconhecimento e valorização de diferentes culturas e condições humanas.



http://www.gazetadigital.com.br/materias.php?codigo=288058&codcaderno=11&GED=7055&GEDDATA=2011-04-01&UGID=d8bcd0542c18c67552a78b44cebede6d
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaú
  • UC Rio Unini
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.