Estudo indica bacalhau da Amazônia como experiência exitosa

Vermelho Portal - http://www.vermelho.org.br - 30/04/2014
O estudo "Unidades de Conservação e o Falso Dilema entre Conservação e Desenvolvimento", elaborado por especialistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), aponta o manejo de pirarucus na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá como uma experiência de êxito entre as unidades de conservação (UCs) no Brasil.

A citação foi feita pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) ao discursar nesta terça-feira (29) no plenário do Senado. Segundo ela, o projeto do Bacalhau da Amazônia surgiu da necessidade de explorar os recursos naturais da floresta de forma sustentável.

"Esse manejo de pirarucu tem elevado significativamente a renda daquela gente", disse Vanessa Grazziotin, para quem o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) cumpre papel importante como um dos financiadores do projeto. O banco estuda a liberação de R$40 milhões para o adensamento da cadeia produtiva e a construção de uma nova fábrica do pescado em Fonte Boa.

A senadora afirmou que no futuro que dar a notícia de que a maior renda do Amazonas vem no manejo sustentável da floresta e não das indústrias da Zona Franca de Manaus.



http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=10&id_noticia=241099
Recursos Hídricos:Pesca

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.