Estado ganha amanhã o seu 3º maior parque

O Globo, Rio, p. 17 - 12/06/2008
Estado ganha amanhã o seu 3o maior parque
Cunhambebe vai ocupar 38 mil hectares do Sul Fluminense; unidade fecha corredor ecológico Bocaina-Tinguá

Tulio Brandão

Cunhambebe liderou os índios tupinambás da Costa Verde na guerra contra a ocupação portuguesa. Passados quase cinco séculos, o chefe indígena dará nome a uma nova luta conservacionista, desta vez do homem branco. O governo do estado vai criar amanhã o Parque Estadual Cunhambebe, na pressionada Mata Atlântica dos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Rio Claro e Itaguaí, numa área que abrange 38 mil hectares. Será o terceiro maior do estado, atrás apenas do Parque Estadual de Três Picos e do Parque Nacional da Bocaina.
A área protegida - criada por uma força-tarefa com estado, União, prefeituras locais e ONGs como o Instituto Terra - é estratégica para o Instituto Estadual de Florestas (IEF). O presidente do órgão, André Ilha, explica que o Cunhambebe é a última peça de um mosaico de unidades de conservação que liga, numa faixa contínua de floresta, o Parque Nacional da Bocaina, no Sul Fluminense, à Reserva Biológica do Tinguá, na Baixada:
- Os grandes trechos de mata são fundamentais para a sobrevivência de espécies como os felinos e as aves de rapina de grande porte. Esses corredores são o que há de mais atual em conservação no mundo. Conseguimos fechar o primeiro do estado, que se chama Bocaina-Tinguá.
Parque guarda manchas raras de Mata Atlântica
Numa segunda fase, o IEF vai estimular a criação de outro corredor, em áreas entre os parques estaduais dos Três Picos e do Desengano. Com isso, será possível fechar um enorme corredor ecológico de norte a sul do estado.
O Parque Cunhambebe, no entanto, não foi protegido apenas por ser a peça que faltava no quebra-cabeça da conservação. A unidade tem áreas de Mata Atlântica raras, em estágio de conservação avançado, especialmente no entorno da Serra das Três Orelhas, em Mangaratiba. Além disso, há registros da presença do muriqui, o maior macaco das Américas, que está na lista oficial do Ibama de espécies ameaçadas de extinção.
A área protegida se estende ainda por um trecho do lago de Ribeirão das Lajes, onde o IEF pretende estimular o turismo náutico. O parque reúne ainda diversas cachoeiras como a dos Escravos, do Rubião e da Bengala, além de ruínas do sítio histórico da Estrada Imperial.
Mas nem tudo está verde no Cunhambebe. Segundo André, o principal problema do parque é a presença de caçadores.
- Os fiscais do IEF freqüentemente pegam caçadores, mas lá a escala é maior. Vamos depender da ajuda da polícia.
Para apertar a fiscalização, o IEF está implantando no estado um núcleo de guardas-parque, especializados na prevenção e combate a incêndios florestais e busca e salvamento em áreas naturais. O conceito foi criado pelo diplomata e ex-diretor do Parque Nacional da Tijuca Pedro da Cunha e Menezes, durante sua gestão na unidade.

O Globo, 12/06/2008, Rio, p. 17
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Tinguá
  • UC Desengano (PES)
  • UC Três Picos
  • UC Cunhambebe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.