CVRD e Prefeitura de Parauapebas assinam convênio para melhoria e pavimentação de estrada

CVRD - 18/08/2007
Um convênio assinado entre a Prefeitura Municipal de Parauapebas e a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) trará mais benefícios para os moradores das Vilas Paulo Fontelles, Sansão, colonos da Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado e suas imediações. Por meio deste convênio, os cerca de 90 quilômetros da estrada conhecida como Beiradão passarão por obras de melhoria como reforço de pontes, terraplenagem, drenagem e pavimentação. Com a conclusão das obras previstas para o final de 2008, a estrada é resultado de uma série de discussões e reuniões realizadas entre a CVRD, a Prefeitura Municipal de Parauapebas, a Câmara Municipal de Parauapebas, a Associação Comercial de Parauapebas e as comunidades da área, em virtude da implantação do Projeto Salobo, novo empreendimento da CVRD na área de minério de cobre.
Inicialmente, a estrada utilizada para o escoamento da produção do Salobo seria a rodovia Raymundo Mascarenhas, localizada dentro da Floresta Nacional de Carajás. No entanto, houve solicitações do Poder Público, das comunidades vizinhas ao projeto e de outros segmentos, como a Associação Comercial de Parauapebas, para que um novo trajeto para o escoamento da produção fosse estudado pela CVRD, e que passasse pela estrada conhecida como Beiradão. Foi com o intuito de atender objetivos comuns, que conjugam os interesses da empresa e os da sociedade, que a CVRD modificou o projeto original da estrada baseada nas solicitações feitas. A melhoria e a pavimentação da estrada do Beiradão beneficiarão um grande número de pessoas, além de ser uma contribuição importante ao desenvolvimento da região.
O convênio para a realização das obras de melhoria e pavimentação da estrada conhecida como Beiradão foi assinado pelo prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, e pelo Diretor do Departamento do Cobre da CVRD, Márcio Godoy, em cerimônia que contou também com a presença do vice-prefeito, Moisés Gomes de Freitas, do secretário de obras, João Fontana, do presidente da Câmara de Vereadores, Agnaldo Ávila e do gerente geral de Suporte às Operações do Cobre da CVRD, Jareston Nunes. (18/08/2007)
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Igarapé Gelado
  • UC Carajás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.