Cursos do Pronatec beneficiam extrativistas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/11/2015
Três unidades do ICMBio iniciam treinamento neste mês


Neste mês de novembro, três unidades de conservação (UCs) federais - as reservas extrativistas Tapajós-Arapiuns e Chocoaré-Mato Grosso e a Floresta Nacional do Tapajós, todas no Pará - iniciam cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A iniciativa faz parte do projeto Pronatec Bolsa Verde-Extrativismo, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento sustentável por meio do fortalecimento da cadeia produtiva do extrativismo, da elevação da escolaridade e do combate ao analfabetismo.

A aula inaugural, que contará com a presença do secretário Nacional de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Carlos Guedes, será realizada no dia 27, na sede da Resex Chocoaré-Mato Grosso, em Santarém Novo (PA). O curso oferecido nesta UC será o de operador de beneficiamento do pescado.

"Os participantes aprenderão técnicas de armazenamento, limpeza e corte, com o objetivo de agregar valor ao pescado antes de vendê-lo. Assim, aumentaremos a geração de renda sem precisar aumentar a pressão sobre o recurso", afirma Maximiliano Rodriguez, chefe da Reserva. Segundo ele, grande parte das vagas do curso foram ocupadas por mulheres e jovens. "A ideia é que as famílias dos pescadores possam fazer parte da cadeia produtiva", diz.

Qualificação também na floresta

Fruto da parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA), o Pronatec Extrativismo cumpre o importante papel de fazer com que o programa, até então presente nas cidades e no campo, alcance também a floresta. "Serão promovidos cursos exclusivos para as populações extrativistas", destaca Marccele Berte, gestora Nacional do Pronatec.

Ainda segundo Marccella, o público-alvo são as comunidades que vivem do extrativismo e residem em territórios atendidos pelo Programa Bolsa Verde, em UCs de Uso Sustentável ou no entorno de UCs de Proteção Integral. "A estratégia do Pronatec é ser uma porta de saída de programas sociais como o Bolsa Verde e o Bolsa Família, pois promove qualificação, aumento da renda e inserção no mercado de trabalho", avalia.

Nesta fase inicial, apenas três unidades de conservação federais receberão os cursos do Pronatec, mas a ideia é ampliar gradativamente a abrangência do programa para outras UCs administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Serviço:

Veja abaixo alguns cursos que podem ser solicitados pelas UCs com populações extrativistas, no âmbito do Pronatec Extrativismo:

. Agente de desenvolvimento cooperativista
. Administrador de empreendimentos florestais de base comunitária
. Agricultor agroflorestal
. Artesão de biojóias
. Manejador de florestas nativas para uso múltiplo
. Condutor de turismo em UC ambiental local



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7363-cursos-do-pronatec-beneficiam-comunidades-extrativistas.html
Desenvolvimento Regional

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós
  • UC Tapajós-Arapiuns
  • UC Chocoaré - Mato Grosso
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.