Cristalino: depois da operação, Sema prevê redução de Parque Estadual

Gazeta de Cuiabá - 15/10/2005
O Parque Estadual do Cristalino, situado no norte do Estado, terá a área reduzida em pelo menos 30 mil hectares. Ficarão de fora regiões de posse que já existiam antes de 2001, quando a unidade de conservação foi criada pelo governo do Estado. Em entrevista coletiva ontem, o secretário Estadual do Meio Ambiente, Marcos Machado, disse que cerca de 30% do Parque foram desmatados por 29 posseiros, entre eles o pecuarista paulista Antônio José Junqueira Vilela, que sozinho derrubou ilegalmente 40 mil hectares de floresta. Todos foram autuados e irão responder por crime ambiental.

Em setembro último, equipes da Policia Ambiental e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) estiveram nas áreas invadidas e multaram quem provocou desmatamentos e queimadas dentro do Cristalino. Além disso, foi dado prazo de 60 dias para que posseiros deixem a unidade de conservação.

Numa operação realizada esta semana, Machado e o delegado de Meio Ambiente, Massao Ohara, visitaram as áreas invadidas e constataram que quatro pessoas estão em posse de grandes extensões de terras, trabalhando com a criação de 30 mil cabeças de gado. "Infelizmente o pecuarista que está na Amazônia mato-grossense é o que menos se preocupa com o meio ambiente. Derruba, queima e o pior é que a recuperação da área é muito mais difícil", comentou o secretário.

Um outro grupo de 13 posseiros, que ocupam 15 mil hectares, já estava no local antes da criação do Parque. Eles poderão ter direito a título de terra expedido pela Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat).

"Vamos propor à sociedade civil e às comunidades envolvidas que essa área fique fora do Parque. Para isso o Intermat está fazendo uma correção das coordenadas, que servirá para decreto-lei de modificação dos limites da área. Esses limites serão fixados no mapa de desmatamento de 2001. O que foi derrubado depois terá de ser recuperado e a pessoa responderá por crime ambiental", disse Machado.
Josana Salles
Link: http://www.gazetadigital.com.br/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cristalino
  • UC Cristalino II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.