Continua combate ao fogo no Parque Nacional de Itatiaia

Agência Brasil - 23/08/2007
Os trabalhos de combate ao fogo na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, suspensos na noite de terça-feira (21/08), foram retomados na manhã de quarta (23/08). O parque, primeiro criado no Brasil, se estende por uma área de 30 mil hectares de Mata Atlântica, localizado na divisa dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, na Serra da Mantiqueira.

Segundo o funcionário do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que está coordenando o combate ao incêndio, Mario Pitombeira, o fogo começou na madrugada de terça-feira. Ele disse que estão sendo investigadas as causas do incêndio, mas que as condições climáticas podem ter contribuído para o início do fogo.

"Não chove há um mês, está ventando bastante e a geada acabou queimando todos os campos de altitude. Então a situação está altamente propícia a propagação de incêndio. No momento estão proibidos a entrada e o acampamento no parque", disse Pitombeira.

Segundo Mário Pitombeira, a estimativa é que o fogo já tenha destruído uma área de vegetação equivalente a mais de 150 campos de futebol.

O último grande incêndio no Parque de Itatiaia aconteceu em julho de 2001 e teria sido provocado por pessoas que estavam acampando no parque.

(Por Aline Beckstein, Agência Brasil, 22/08/2007)
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.