Conselho do PEL toma posse e elabora moção para abertura do uso público da unidade

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 13/07/2016
Nesta terça-feira, 12, o Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado (PEL) se reuniu no auditório do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) para solenidade de posse dos seus membros e elaboração de moções que consideram benefícios para o desenvolvimento das atividades a unidade. Nessa primeira plenária 4 pautas receberam a aprovação da maioria simples e foram assinadas para encaminhamento ao presidente do Instituto.

A primeira moção se trata do pedido de abertura da Unidade para o uso público, outra solicitação assinada foi o pedido de interdição de uma estrada na área interna do Parque, que vem sofrendo a depredação de suas porteiras, por mau uso e necessita da assinatura de um Termo de Compromisso dos transeuntes, para liberação do uso e responsabilização do coletivo pela má utilização.

Em plenária, também houve consenso nas reivindicações que tratam da retirada de um posseiro, que já foi retirado anteriormente, a cerca de 5 anos e retornou novamente ao local e a apresentação de um relatório dos recursos financeiros e de sua aplicação.

O colegiado é formado por representantes de 13 entidades, sendo que, cada uma possui um membro titular e um suplente, somando um total de 26 conselheiros. Os conselheiros são estabelecidos de acordo com o regimento interno, deve ser paritário, com a indicação de representantes pela própria instituição.

Na próxima reunião, os Conselheiros serão convidados a conhecerem o Parque. A finalidade, segundo o presidente do Conselho Consultivo, Volnei Marcos Martinovski, é que todos conheçam a unidade a respeito do que estão deliberando. "Alguns membros são indicados para representarem sua instituição, mas não conhecem o Parque e isso dificulta a compreensão e a plena colaboração nos debates", esclareceu.

O Conselho é composto pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Prefeitura Municipal de Palmas e Fundação, Prefeitura Municipal de Lajeado, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Odebrecht Ambiental| Saneatins, Investico, Associação Água Doce, Associação do Rio Macaquinho, Associação São Silvestre e Ecoterra.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/7/13/conselho-do-pel-toma-posse-e-elabora-mocao-para-abertura-do-uso-publico-da-unidade/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.