Confronto em reserva deixa dois feridos

FSP, Brasil, p. A10 - 14/01/2010
Confronto em reserva deixa dois feridos

Da agência Folha, em Belém

Uma das mais novas reservas extrativistas, a Renascer, no oeste do Pará, já enfrenta uma crise.
Na madrugada do dia 4, madeireiros atiraram contra um grupo de cerca de 300 ribeirinhos extrativistas que estava acampado nos limites da área, de 211 mil hectares, ferindo duas pessoas sem gravidade, segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Pará.
Eles estavam no local desde novembro para deter balsas que, afirmam, desciam o rio Uruará com madeira retirada ilegalmente principalmente pela empresa Jauru. Nenhum representante da Jauru foi localizado.
Segundo ribeirinhos, seguranças da empresa atiraram no acampamento.
Após o episódio, ao menos dez policiais foram enviados à região da Prainha, cidade na qual fica a reserva. Na semana passada, membros do governo e do Instituto Chico Mendes, ligado ao Ministério do Meio Ambiente, foram ao local. Os órgãos consideram a situação "pacificada". Mas a divisão da população sobre a saída das madeireiras continua.
Um dos motivos do conflito, segundo os ribeirinhos, é a confusão jurídica criada pela não anulação das licenças dadas à Jauru pelo governo de Ana Júlia Carepa (PT). Nesse tipo de unidade não é permitida a exploração por empresas. (João Carlos Magalhães)

FSP, 14/01/2010, Brasil, p. A10
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Renascer
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.