Condutores e toyoteiros fazem mutirão de limpeza nos Lençóis Maranhenses

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 10/11/2010
Condutores de visitantes e toyoteiros (motoristas que realizam transporte dos turistas até o campo de dunas) realizaram no dia 28 passado o 2 Mutirão de Limpeza do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A ação teve o apoio do Instituto Chico Mendes, agências de turismo e empresários da região.

O objetivo foi recolher o lixo deixado por visitantes ao longo das três principais trilhas de acesso à Lagoa Azul, cada uma com cerca de 12 km. A lagoa é o principal atrativo turístico do parque.

O analista ambiental Adriano Souza acompanhou de perto o mutirão e colocou à disposição dos participantes uma camioneta do parque para o transporte do lixo. "O envolvimento dos condutores de visitantes e toyoteiros foi muito importante já que são eles os responsáveis por tornar viável o uso público nos Lençóis Maranhenses", disse Adriano.

Daniel de Andrade, condutor de visitantes e um dos maiores incentivadores do mutirão, disse que desta vez foi recolhido um volume menor de lixo do que no mutirão do ano passado. "Isso mostra que os condutores têm orientado os visitantes a dar um destino adequado ao lixo durante os passeios no interior do parque", constatou ele.

A equipe do Instituto Chico Mendes, que atua no parque, ressaltou que iniciativas com essa são um exemplo de gestão participativa por envolver a sociedade em prol da preservação ambiental e ajudar no reconhecimento das UCs como patrimônio natural do povo brasileiro.

http://www.icmbio.gov.br/noticias/condutores-e-toyoteiros-fazem-mutirao-de-limpeza-nos-lencois-maranhenses-1
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lençóis Maranhenses
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.