Comunitários recebem investimentos em melhoria de infraestrutura comunitária na RDS Mamirauá

Fundação Amazônia Sustentável - http://fas-amazonas.or - 04/08/2014
Uma missão liderada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) esteve na última semana de junho na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, para levar benefícios do componente Social do Programa Bolsa Floresta (PBF) a moradores das margens dos rios Solimões. A ação teve apoio da farmacêutica EMS e do Banco Bradesco, e entregou melhorias no transporte comunitário e de infraestrutura para 2 mil famílias, de 177 comunidades.

Seis motores para transporte comunitário foram entregues com o objetivo de facilitar o transporte entre regiões isoladas da reserva. Receberam os equipamentos as comunidades Caburini, Sitio Promessa, Pirarara, Boca do Mamirauá, Nova Macedônia e São José do Mamirauá. Outras sete comunidades também receberam roçadeiras, que servem para a manutenção da estrutura comunitária, explica a coordenadora da Regional Solimões da FAS, Fernanda Martins.

"Com os motores para transporte e as roçadeiras, os ribeirinhos ganham em qualidade de vida. Com o trabalho de limpeza das comunidades mais eficiente e um transporte mais rápido, eles tem mais tempo para cuidar das atividades de geração de renda, como a pesca, por exemplo", explica Fernanda.

Também foram entregues 36 fogões para a estruturação de cozinhas comunitárias e três kits para captação de água da chuva. O componente Social também financiou a capacitação de estudantes de informática, entregando ainda kits com computadores para as associações dos setores Solimões do Meio e Jarauá.

Encontro de Mulheres

Em março deste ano, o Bolsa Floresta também apoiou a realização do VIII Encontro de Mulheres da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, realizado na comunidade Nova Esperança, no município de Fonte Boa (600 km de Manaus). Promovido pelo Grupo de Mulheres da RDS Mamirauá, o evento reuniu cerca de 250 pessoas, de 30 comunidades diferentes.

"Esse evento vem sendo realizado desde 2007, com apoio do Bolsa Floresta e vem contribuindo para organização comunitária e reivindicação dos direitos das mulheres, muitas vezes esquecidas nessas comunidades", finaliza Fernanda.

Bolsa Floresta Social

O componente Social do PBF está direcionado ao desenvolvimento da educação, saúde, comunicação, transporte nas Unidades de Conservação (UCs). Todos os investimentos são tomados a partir das demandas e necessidades dos ribeirinhos, em oficinas participativas promovidas pelo programa.

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá conta com 177 comunidades beneficiadas pelo Bolsa Floresta. Com uma área de 1.124.000,00 hectares, a reserva conta com 2.308 famílias beneficiadas pela iniciativa, que totalizam 10.454 pessoas.



http://fas-amazonas.org/2014/08/comunitarios-recebem-investimentos-em-melhoria-de-infraestrutura-comunitaria-na-rds-mamiraua/
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.