CAPARAÓ: Visitante pode fazer trilhas a pé, de bicicleta ou a cavalo

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 26/03/2010
Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional (Parna) do Caparaó é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil. Possui um dos pontos mais altos do Brasil, o Pico da Bandeira.

Além das trilhas, que podem ser percorridas a pé, de bicicleta ou a cavalo, os visitantes podem se deliciar com banhos de cacheira e deslumbrantes visuais da Serra do Caparaó, principalmente no alvorecer e no pôr do sol.

O parque dispõe de local para acampamento com sanitários, lava-pratos, mesas, bancos e quiosques e áreas de pique-nique com churrasqueiras. Caminhadas no meio de florestas de campos de altitude e banhos em cachoeiras com piscinas naturais são duas outras atrações do local, propício também para observação de aves.

SERVIÇO:

Como chegar

De Alto Caparaó (MG), a cidade mineira mais próxima, até a entrada do parque, são pouco mais de 2 km de distância. Da portaria até a Tronqueira, já dentro do parque, são mais 6 km. A estrada é um pouco íngreme, porém, sem problemas para o turista, salvo nos dias de chuva intensa.

De Pedra Menina, no distrito de Dores do Rio Preto, a zona urbana capixaba mais próxima, são 9 km até a portaria do parque. A estrada é boa. Após a portaria, são 11 km de estradas internas. Nessa rota, que passa pela primeira área de acampamento (macieira) e segue até a Casa Queimada, as estradas são mais íngremes do que as do lado mineiro.

Onde ficar

Há camping na região do parque, onde o visitante pode desfrutar de um contato direto com a natureza. Há também pousadas e hotéis, distantes entre1,5 km a 4 km da sede da unidade, com preços para todos os níveis.

Outas opções

Em Alto Caparaó (MG) e Dores do Rio Preto, em Pedra Menina (ES), há lojinhas de artesanato, produtos da terra e comida caseira.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caparaó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.