Cânions e trilhas são destaques do Parque Nacional Aparados da Serra

G1 - http://g1.globo.com/ - 13/09/2013
Os Aparados da Serra são as encostas verticais no Sul do Brasil. A região, conhecida pelos cânions, foi chamada assim por tropeiros por que as encostas parecem ser aparadas à faca. Nesta região, divisa dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, fica localizado o Parque Nacional Aparados da Serra Geral. O parque é uma unidade de conservação, foi criado em 1959, e possui área estimada de 10.250 hectares. Em Santa Catarina, a entrada pode ser feita por duas trilhas: a do Boi e a do Malacara, que leva para dois cânions diferentes. O acesso é pela Rodovia SC 450, no município de Praia Grande.

O objetivo é a preservação da Mata Atlântica, Pampas Gaúchos e Florestas de Araucárias. Ele faz divisa com o Parque Nacional da Serra Geral, criado em 1992. "Queríamos aumentar o tamanho do Parque Aparados da Serra, mas, por causa da burocracia, foi mais fácil criar um novo parque do que tentar expandir a área do primeiro", explica Eduardo Bernardino.

São 36 cânions na região, sendo que apenas nove são localizados dentro dos dois parques. Destes, 25 possuem nomes e alguns chegam a ter sete quilômetros de extensão e uma profundidade de até 900 metros. A neve é comum no inverno e a região é conhecida como as montanhas mais geladas do país, registrando recordes de temperaturas negativas todos os anos.

O Cânion do Itaimbezinho é o mais famoso do parque e um dos maiores do Brasil. A extensão é de cerca de 5.800 metros, largura máxima de 2 mil metros e as paredes têm altura de 720 metros. "A parte de cima dos cânions são território do Rio Grande do Sul e a parte interna deles é território catarinense", explica Eduardo.

Dentro do parque é possível fazer trilhas para visitar os cânions e as quedas de água. A trilha do Rio do Boi, Trilha do Vértice e a do Cotovelo são as abertas a visitação e o início delas é no estado de Santa Catarina.

A Trilha do Rio do Boi é feita dentro da fenda do cânion. É considerada de alta dificuldade por que é feita próxima à margem do rio e em alguns momentos atravessa o mesmo. A duração é entre cinco e oito horas de caminhada.

A Trilha do Vértice é feita pelas bordas do cânion. Em uma hora de caminhada é possível chegar a um mirante para as cascatas das Andorinhas e Véu de Noiva. Já a Trilha do Cotovelo tem duração de cerca de três horas e tem vista para as paredes e borda do cânion. "Cada cânion tem uma cachoeira. Da trilha do Vértice é possível ver a das Andorinhas, a cerca de 100 metros e a Véu de Noiva, a uns dois quilômetros. Como é uma área de circulação de animais silvestres e o parque é uma unidade de conservação, não é possível se aproximar muito", explica Eduardo.



http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/nossa-terra/2013/noticia/2013/09/canions-e-trilhas-sao-destaques-do-parque-nacional-aparados-da-serra.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Aparados da Serra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.