Cânion Itaimbezinho revela beleza do Parque Nacional Aparatos da Serra aos turistas

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 10/07/2008
Para quem gosta de ecoturismo, o Parque Nacional de Aparados da Serra oferece atrações as mais variadas, como a trilha do Rio do Boi, aberta ao turismo há apenas 10 anos. A aventura é uma das mais radicais e exige disposição do turista que quiser caminhar pelos 12 quilômetros do trajeto realizado em oito horas.

A trilha começa em uma mata fechada situada a 12 quilômetros de Praia Grande (SC) e, após um alongamento rápido comandado pelo guia, o grupo inicia as diversas travessias pelo Rio do Boi, com água na altura do joelho e pequenas escaladas entre pedras. Horas mais tarde os turistas se deparam com os paredões verticais de até 720 metros do chamado Cânion Itaimbezinho.

Localizado no Campos de Cima da Serra, o Itaimbezinho impressiona pelos números. O Cânion de 130 milhões de anos tem 5,8 quilômetros de extensão e sua largura chega a atingir 2000 metros. A região abriga mais 63 cânions, embora apenas 10% sejam explorados turisticamente. Além disso, ali encontram-se os oito maiores desfiladeiros em profundidade e extensão da América Latina.

O parque oferece guias especializados que garantem aventura pelas dezenas de opções de trilhas localizadas na região e, diariamente, 112 turistas são autorizados pelo Instituto Chico Mendes a caminhar nas trilhas de acesso ao Cânion Itaimbezinho.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Aparados da Serra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.